O operador logístico BX Log criou uma nova unidade de negócios dedicada à prestação de serviços de manutenção técnica e revitalização de equipamentos resultantes da logística reversa de seus clientes dos setores de tecnologia e telecomunicações. Chamada de BX Tech, ela vai oferecer serviços que vão desde o diagnóstico até a devolução dos dispositivos ao cliente para uso, passando pelas etapas de triagem, reparo, troca de peças, testes e limpeza.
A novidade demandou investimentos de R$ 1,5 milhão da BX Log e tem como objetivo agregar ainda mais valor às operações com os clientes de tecnologia e telecomunicações, visando não apenas recuperar os ativos resultantes de sua logística reversa, mas também evitar que as empresas precisem comprar constantemente novos equipamentos.
“A BX Tech vai recuperar esses ativos e retorná-los a campo para uso em, no máximo, 90 dias, contra os atuais um ano e dois meses enfrentados pelas empresas. Estimamos que as manutenções vão permitir uma redução de mais de 50% nos custos de compra de equipamentos novos”, diz Mauro Henrique Pereira, diretor de Negócios da BX Log.
De acordo com o executivo, a estrutura da BX Tech é focada em uma operação nacional, mas com ações regionais. “Cada estado brasileiro terá uma base de apoio logístico e unidades espalhadas pelo país – os chamados centros regionais –, que vão fazer a captação local e a manutenção, agilizando o processo de retorno de material recuperado à cadeia logística. Os centros regionais estarão localizados no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Pará e Paraná, e o centro nacional, em São Paulo, congregará a gestão dos centros regionais e o armazém central, além de realizar reparos específicos não realizados localmente”, explica Pereira.