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Logística reversa: Stock Car terá coleta de óleo lubrificante usado em todas as etapas

Resíduo coletado passará pelo processo de rerrefino
Por Redacción el 23 de marzo de 2023 a las 10h00 (atualizado às 10h21)
Logística reversa: Stock Car terá coleta de óleo lubrificante usado em todas as etapas

A Stock Car Pro Series, maior evento automobilístico brasileiro, anuncia a coleta de óleo lubrificante usado em todas as etapas. O resíduo que será coletado pela Lwart Soluções Ambientais passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de maneira diferenciada. De acordo com a Lei n. 12.305/2010, todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. 

Segundo a Ambioluc Logística Reversa, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

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Parceira do evento desde o ano passado, Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais explica que em 2023 a atuação da empresa será mais abrangente.

“É um projeto desafiador, por conta da complexidade logística, mas ao mesmo tempo muito gratificante ver o comprometimento da maior modalidade do automobilismo brasileiro na causa da economia circular. A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta dele, o rerrefino, contribuem para a preservação do meio ambiente. E, claro, contribuem diretamente no compromisso da Stock Car com a sustentabilidade”, afirma.

O projeto
A parceria prevê a instalação de tambores próximo aos dos boxes das 16 equipes, para a coleta do óleo gerado pelos carros de 34 pilotos, em todas as etapas, tanto nos treinos quanto nas provas. A cada fim de semana de corrida, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado para a fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista (SP).

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No final, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais. Estão previstas 12 etapas em 2023, mantendo o já tradicional formato de duas largadas por evento – totalizando 24 corridas.

O que acontece com o OLUC?
O óleo básico, por sua vez, vai para os principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí o óleo volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.

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