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Store apresenta nova solução

Por Redacción el 5 de julio de 2005 a las 12h31 (atualizado em 29/04/2011 às 10h29)

Uma solução de logística reversa que possibilita a integração entre as áreas financeira e comercial foi lançada no final do mês de junho pela Store Automação, especializada em soluções de tecnologia de informação. Denominada Store/Logística Reversa, a solução atende às diversas necessidades do setor para o retorno de mercadorias à origem.

"O foco da solução é o retorno de produtos, não o retorno de embalagens, como acontece na devolução de um frasco de um produto agrícola, por exemplo", afirma Eduardo Antônio Fernandes Jr., diretor da Unidade de Negócios de Soluções On Demand. A devolução pode ocorrer no ato ou após a entrega e envolve problemas como prazo de validade, defeitos de fabricação, desacordos comerciais ou interdição governamental. "A solução foi desenvolvida para as empresas que administram o produto, não a embalagem", completa.

Para cada situação, que é acionada pelo cliente, transportador, vendedor ou call center da empresa, o sistema aponta qual área resolverá o problema e, paralelamente, o setor financeiro recebe as informações para o ajuste de crédito. Por meio de um sistema workflow, é possível ter acesso a informações como o registro da área responsável para resolver cada retorno de produto e em quanto tempo a solução será liberada.

A ferramenta reduz o lead time processual e permite a total visibilidade entre os diversos departamentos da empresa. A integração da cadeia permite reunir todos os dados das vendas e saber quem fez a distribuição, por exemplo. "Com a solução, o cliente pode mapear quem pode fazer a retirada do produto e também detectar em qual fase ocorreu a falha", acrescenta Fernandes. Pode-se então rastrear entre os departamentos a evolução de cada solicitação. Caso alguma fase do processo esteja fora do prazo estipulado, a solução "dispara" alertas.

Para simplificar o trabalho da empresa, a solução pode ser integrada aos sistemas ERP e também aos sistemas de fornecedores e clientes. Foram feitos testes em alguns clientes e a diminuição de custos de armazenagem chegou a 10%: "Alcançamos este ganho, porque as decisões foram tomadas antes da transportadora retirar o produto. Diminuiu-se assim o tempo de armazenagem e, conseqüentemente, foram reduzidos os custos entre a empresa e o cliente", ressalta Fernandes.

www.storeautomacao.com.br

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