A Editora Manole lança o livro Políticas de Transporte no Brasil: a Construção da Mobilidade Excludente, de autoria de Eduardo Alcântara de Vasconcellos. A obra utiliza exemplos reais para analisar as políticas de transporte urbano aplicadas no país que resultaram na situação observada atualmente.
Situação esta que, de acordo com a publicação, atingiu um estado crítico que acarreta em fatores como isolamento dos moradores das áreas periféricas das grandes metrópoles, transporte coletivo de baixa qualidade, poluição do ar e número elevado de acidentes de trânsito, além dos óbvios prejuízos e dificuldades para o transporte de carga.
Para escrever o livro, o autor, que atua como assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e como diretor do Instituto Movimento de São Paulo, dedicado a estudos de mobilidade urbana, considerou as políticas de transporte no Brasil ao longo de sua história sob as óticas institucional, legal, política, econômico-financeira, técnica e social. A partir de uma descrição quantitativa dos processos, ele foi capaz de identificar os agentes que mais interferiram no setor.
Por fim, Vasconcellos apresenta alternativas para o atual sistema de mobilidade, como a colaboração de organizações fora do sistema político, como institutos de pesquisa, universidades e movimentos ambientais e de saúde pública. Engenheiro civil e sociólogo, o autor possui ainda mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Planejamento de Transporte nos Países em Desenvolvimento pela Cornell University, nos Estados Unidos.
Políticas de Transporte no Brasil: a Construção da Mobilidade Excludente
Eduardo Alcântara de Vasconcellos
306 páginas
R$ 69,00
Editora Manole
(11) 4196-6000