O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) lançou, na última terça-feira, dia 12 de abril, o serviço Linha Direta do Transportador (LDT), criado em conjunto com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).
Trata-se de um contato entre o transportador de cargas e a entidade, estabelecido via telefone ou e-mail, com caráter mediador e conciliador e que visa proteger o transportador de procedimentos que estejam em desacordo com as normas, legislações e regulamentações do setor. As reclamações, sugestões ou denúncias recebidas serão apuradas mediante sua comprovação por documento formal e analisadas utilizando a legislação vigente como referência.
Depois de realizada a análise de cada caso, o próximo passo é propor soluções e oferecer recomendações ao embarcador visando a melhoria e a adequação legal de seus processos. Caso esta intermediação não obtenha resultados positivos, a Setcesp poderá agir junto a órgãos administrativos, ao poder judiciário ou a qualquer outra instância legal que permita a defesa dos direitos do transportador.
Os dados necessários para realizar a reclamação ou denúncia são informações completas das empresas denunciante e denunciada, descrição detalhada do ocorrido, possíveis infrações cometidas na visão do reclamante e documentos que comprovem o fato.
De acordo com o presidente do Setcesp, Tayguara Helou, o sindicato garante absoluto sigilo das manifestações recebidas, pois a condução é realizada diretamente pelos presidentes das entidades envolvidas e por um advogado especializado nas peculiaridades do segmento.