O Vale-Pedágio Obrigatório foi instituído pela Lei 10.209/01 para garantir que os caminhoneiros não sejam responsáveis pelo custo do pedágio, que deve ser arcado pelos embarcadores. A medida busca evitar que o valor do pedágio seja incluído no frete, promovendo equilíbrio financeiro entre as partes.
Com a digitalização, as empresas de transporte deverão adotar sistemas como tags eletrônicas para realizar os pagamentos. Segundo Bruno Portnoi, Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas, a medida moderniza o setor logístico ao aumentar a segurança, facilitar o controle dos custos e reduzir riscos de erros e fraudes associados ao uso de dinheiro físico.
Portnoi destacou que a mudança também beneficia a gestão de frotas. Ele exemplifica o impacto positivo da digitalização ao mencionar uma transportadora com 20 veículos que, antes, precisava gerenciar manualmente custos como combustível, manutenção e pedágios. “A digitalização do processo permite economia de tempo e aumento de eficiência, gerando reflexos diretos nos resultados operacionais”, afirma.