A Volvo disponibiliza, em todo o mercado latino-americano, sua linha de caminhões vocacionais FMX, desenvolvida para o transporte pesado de cargas em condições severas, com controle automático da tração dianteira, tecnologia lançada pela empresa há poucos meses na Europa.
A nova função é ativada por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla automaticamente a tração no eixo dianteiro quando o veículo começa a patinar em terrenos difíceis ou em pisos escorregadios, mesmo com o caminhão em movimento e sem a ação do motorista.
O sistema automático de tração dianteira da Volvo é possível graças à introdução de uma nova caixa de transferência, derivada de uma tecnologia já usada pela Volvo CE, divisão da empresa que fabrica equipamentos de construção.
De acordo com a própria Volvo, a novidade, além de tornar o caminhão ainda mais automatizado, contribui para corrigir eventuais falhas, pois muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado, para evitar que o caminhão fique atolado. Já a tecnologia da companhia garante o engate da tração somente quando a função for efetivamente necessária.
O controle automático garante uma melhor dirigibilidade e reduz o consumo de combustível. Outros benefícios incluem o aumento da velocidade média do veículo, mais segurança para o motorista e redução do desgaste dos pneus, do trem-de-força e da vida útil de alguns componentes.