A Ford lançou, em fevereiro, a sua nova linha Cargo 2017 de caminhões. Os modelos trazem a inédita transmissão automatizada, que permite trocas de marcha automáticas ou manuais. Chamados Torqshift, com 10 ou 16 marchas, conforme o modelo, os novos caminhões chegam ao mercado em março, complementando o portfólio de veículos da marca, formado por 34 versões.
A nova linha é formada por seis modelos: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos-mecânicos. A capacidade de carga varia de 16 a 45 toneladas.
Os novos veículos reúnem o conforto, a praticidade e a segurança de uma transmissão automática no dia a dia do trânsito e nas rodovias com a funcionalidade de um câmbio manual para situações específicas. A transmissão foi desenvolvida pela engenharia da Ford no Brasil com o fornecedor Eaton e conta com recursos avançados, como trocas manuais, modos Economia e Performance, função Low, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marcha no painel.
O Cargo 2429 Torqshift é um dos destaques da linha. Tem transmissão de 10 marchas, tração 6x2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38 mil kg. Já o Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16 toneladas, motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. A versão Cargo 1723 Kolector Torqshift vem pronta para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas.
O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16 toneladas, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 1729T Torqshift, com capacidade máxima de tração de 38 toneladas, é um cavalo-mecânico com cabine leito e transmissão de 10 velocidades. O Cargo 1933T Torqshift, cavalo-mecânico com capacidade máxima de tração de 45 toneladas, tem como diferenciais a suspensão a ar e a transmissão de 16 marchas.