A Tam Cargo, unidade de cargas no Brasil do Grupo Latam Airlines, lançou, neste mês de novembro, uma parceria com a Tam Viagens, operadora de turismo do grupo, para o envio de pequenas encomendas pelas lojas da Tam Viagens.
O serviço chama-se Ajato e começou a ser oferecido como um piloto na loja de João Pessoa, seguindo para as unidades de Maceió, Aracajú, Florianópolis e Ribeirão Preto (SP). A previsão é de que até o fim de 2016 seja promovida a expansão do projeto para as demais lojas.
O serviço apresenta valores variados, de acordo com o prazo de entrega, com o tipo de embalagem escolhido e com o destino. Ao todo são seis formatos de embalagem, que vão desde envelopes para documentos, com menos de 1 kg, até volumes maiores, com capacidade para até 15 kg. Para os principais destinos, a entrega pode acontecer até no mesmo dia.
Segundo a empresa, em cada loja do projeto piloto haverá um funcionário treinado para ajudar o cliente na escolha do serviço. Será analisado o tipo de encomenda, a melhor embalagem, o destino e o prazo de entrega. O funcionário Tam Viagens etiqueta o volume, faz a cobrança do cliente e a Tam Cargo coleta a encomenda na loja e prossegue com a entrega. Atualmente, a capilaridade da Tam Cargo alcança diretamente cerca de 400 municípios e, indiretamente, 4.000.
Existem hoje mais de 160 lojas Tam Viagens pelo país que podem aderir à parceria. Elas estão localizadas em endereços privilegiados, como dentro de shoppings centers e em regiões centrais das cidades, por exemplo, o que facilita o contato com pessoas físicas e pequenas empresas.