Ibovespa
128.197,25 pts
(0,34%)
Dólar comercial
R$ 5,77
(0,36%)
Dólar turismo
R$ 6,00
(0,57%)
Euro
R$ 6,11
(0,36%)

Jungheinrich apresenta empilhadeira com cabina giratória

Por Redacción el 16 de febrero de 2005 a las 14h32 (atualizado em 09/05/2011 às 11h55)

   A alemã Jungheinrich se antecipa ao mercado e anuncia, para abril, a produção em série da primeira empilhadeira elétrica com cabina giratória. O modelo EFG D30 estabelece novos padrões: o operador senta-se em posição ergonometricamente favorável e olha sempre na direção do deslocamento, sem ter de virar a cabeça nos longos percursos a marcha a ré ou ter sua visão obstruída no caso da descarga de paletes aramados sobrepostos, feita somente de um lado dos caminhões. Assim, se a visibilidade estiver obstruída por uma carga, o operador poderá girar toda a cabina em até 180 graus e orientar a empilhadeira para seu destino, com a carga às suas costas. O veículo pode ser entregue já preparado para operações externas, com cabina aquecida, fechada por vidros.

Jungheinrich apresenta empilhadeira com cabina giratória

   A EFG D30 tem como base a empilhadeira Jungheinrich da série "4", com capacidade de elevação de 3.000 kg e se diferencia de sua "mãe" EFG 430 justamente pela rotação da cabina. O giro pode se dar a 30 graus para a esquerda e até 180 graus para a direita, por intermédio do controle manual Multipilot.

   O Memory System permite ao operador ter o ângulo de sua escolha ajustado automaticamente. Na prática, recomenda-se a escolha de ângulos de 90 graus (sentado de lado como em uma reach truck) e o de 45 graus (para entrar e sair da empilhadeira).

   Depois de selecionada a carga, o operador pode partir imediatamente e, ao mesmo tempo, girar a cabina em até 90 graus. Segundo a empresa, essa condição possibilita visão para trás em curta ou média distância comparável à de uma empilhadeira retrátil.

   Para percorrer distâncias mais longas, a orientação é que o operador gire a cabine em até 180 graus. Nesse caso, porém, o recurso só deve ser acionado enquanto a empilhadeira estiver parada.

   Conforto e praticidade são os principais atributos da cabina: o assento é estofado a ar; a direção se localiza do lado esquerdo; o controle Multipilot se posiciona à direita e está integrado ao descanso de braço correspondente. O descanso de braço da esquerda é dobrável para tornar fácil a entrada e saída do operador. O grande degrau na entrada é facilmente visível do alto.

   A máquina pesa pouco menos de 5.100 quilos e pode alcançar velocidades de até 20 quilômetros por hora. A velocidade de elevação, com e sem carga, é de 0.50 e 0.67 metros por segundo, respectivamente. Operações de longa duração são garantidas pela eficiência máxima e pela efetiva recuperação de energia. O modelo utiliza tecnologia trifásica, o que lhe confere níveis de performance comparáveis aos das empilhadeiras IC de combustão interna.

   Outra inovação diz respeito à troca de bateria, feita pela lateral, o que dispensa o uso de guincho. Apoiada sobre roletes, a bateria pode ser trocada por um carrinho de bateria ou outro dispositivo, usando uma paleteira para operador a pé. Um conjunto para troca de bateria está disponível como opcional.

   Os sistemas de direção e frenagem também apresentam novidades. O sistema de direção trabalha eletro-hidraulicamente seguindo o sistema fly-by-wire. Como em todas as máquinas elétricas, a frenagem é sempre regenerativa para devolver energia à bateria. O freio da EFG, totalmente elétrico, tem três fases: frenagem do motor com recuperação de energia; freio elétrico regenerativo; função de frenagem de emergência através da combinação de um freio de múltiplos discos com acumulador spring-loaded.

   Em termos de segurança, a empilhadeira com cabina giratória também não deixa a desejar. O Jungheinrich Curve Control reduz automaticamente a velocidade de deslocamento quando em curvas. O sistema ativo de segurança – em combinação com o centro de gravidade da máquina extremamente baixo – praticamente exclui a possibilidade de acidentes por tombamentos devidos a deslocamentos rápidos em curvas. O freio de estacionamento automático reforça a segurança. Ele previne a descida da máquina sem controle, para trás, seja em rampas ou declives.

   Como acontece com as máquinas Jungheinrich elétricas convencionais, o Board Control exerce controle permanente e monitora todas as funções da EFG D30. O controle de aceleração possibilita uma direção livre de solavancos, reversão dinâmica e precisão milimétrica de posicionamento, com um mínimo de consumo de energia. Cinco programas de trabalho ajustáveis garantem a adequação a cada perfil de tarefa.

www.jungheinrich.com.br

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar