A RC 44-25 é a mais nova integrante da família de empilhadeiras a combustão da Still, apresentada ao mercado durante a CeMat South America deste ano. Seu projeto foi concebido de forma a atender às mais diversas aplicações do mercado brasileiro, seja em lojas de materiais de construção, carregamento e descarregamento de caminhões ou em operações de maior severidade, em que o equipamento é submetido a muitas manobras com reversão e frenagem, em aplicações de três turnos de trabalho ou em situações de carga máxima frequente, como na exigente indústria de distribuição de bebidas.
No modelo, com capacidade para 2,5 toneladas de carga, destacam-se a robustez e o baixo custo de manutenção, graças à transmissão hidrodinâmica com conversor de torque e eixo flutuante e ao sistema de freio de discos banhados em óleo. As engrenagens helicoidais garantem alta eficiência com baixo nível de ruído e o conjunto da embreagem de cinco discos oferece uma alta capacidade de transmissão de torque.
O freio lamelar proporciona uma frenagem precisa e segura e alta durabilidade, pois não ocorre contato direto entre os discos, que estão sempre envolvidos em óleo, fazendo com que seu desgaste seja mínimo. O sistema também não requer ajustes, como ocorre no convencional freio a tambor e sapatas, além de ser completamente protegido contra impurezas que porventura estejam presentes no ambiente. Esta construção do sistema de freio proporciona um custo de manutenção extremamente reduzido.
A RC 44-25 está equipada com o motor GCT (Nissan) K25 de 35 KW com 48 cv que disponibiliza alto torque com um baixo consumo de combustível. O nível médio de consumo de GLP apresentado pelo equipamento durante o teste de 800 horas foi de 2,3 kg de GLP por hora, o que representa uma autonomia de aproximadamente 8,5 horas por botijão.
Como item de segurança, a RC 44-25 só libera a partida do motor caso o pedal de freio estacionário seja acionado. O sistema de redutor de gás é nacional – da Rodagás – e de manutenção simples e barata, além de ser um sistema conhecido pela maioria dos mecânicos da área.
A RC 44-25 utiliza de um novo conceito de mastro, que apresenta perfis internos tipo I e perfil externo tipo U, enquanto a maior parte dos mastros do mercado utiliza apenas perfis I. Esta modificação faz com que os perfis sejam montados de forma mais compacta, melhorando o campo de visão do operador e aumentando a estabilidade da torre.
A visibilidade do operador através do mastro é privilegiada, mesmo na versão triplex. Os cilindros de elevação laterais são montados atrás dos perfis e as mangueiras hidráulicas e correntes de elevação ficam posicionadas sobre o cilindro central. A RC 44-25 também é acompanhada do robusto deslocador lateral integrado, flexibilizando ainda mais a sua aplicação.
O sistema hidráulico da empilhadeira é dotado de componentes produzidos por alguns dos melhores fornecedores do mundo. Desde a concepção das mangueiras superdimensionadas para evitar vazamentos, até o comando hidráulico projetado para responder perfeitamente às funções exigidas pelo operador, todo o sistema hidráulico trabalha de forma a atender às mais exigentes operações.
A direção hidrostática com sistema load sensing e válvula de prioridade permitem que o volante seja manuseado de maneira suave e precisa sem afetar os demais circuitos da máquina, além de fazer com que sempre haja vazão e pressão suficientes para o sistema de direção, mesmo com carga máxima.
A RC 44-25 no modelo padrão sai de fábrica com o sistema de três vias (três alavancas para as funções hidráulicas de elevação/descida, inclinação do mastro e deslocamento lateral) e a Still oferece como opção os sistemas de quarta via completa e incompleta, nos quais o equipamento sai de fábrica com a preparação para receber um acessório adicional, como uma garra hidráulica, por exemplo.