A Sialog, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas aos segmentos de transporte e logística, disponibiliza no mercado o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS, na sigla em inglês para Transportation Management System) Aquaviário.
A novidade tem como objetivo oferecer ao segmento aquaviário as mesmas vantagens observadas no transporte rodoviário ao se utilizar um TMS para a gestão das operações. De acordo com a Sialog, o novo produto visa colaborar com um modal que apresenta menor impacto ambiental e baixo custo operacional e deve receber grandes investimentos dos setores público e privado.
O TMS Aquaviário tem também o objetivo de atender à obrigatoriedade da emissão do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), que a partir do dia 1º de março substituiu o Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas (CTAC).
A Sialog atua em parceria com a Fernandes e Rodrigues (F&R) Consultores Associados para oferecer integração entre o TMS Aquaviário e diversas ferramentas disponibilizadas pela empresa. Utilizando o F&R Consulta, por exemplo, é possível ter acesso à nota fiscal eletrônica (NF-e) em formato XML (utilizado na elaboração de websites) para agilizar a geração do CT-e. Já a F&R-ADe (Auditor de Documentos Eletrônicos) é uma ferramenta utilizada para conferir as informações do CT-e antes do envio para a Secretaria da Fazenda, com o objetivo de minimizar os erros no documento.