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UPS desenvolve caixa específica para o setor cerâmico

Por Redacción el 1 de octubre de 2004 a las 17h06 (atualizado em 02/05/2011 às 11h22)

     A UPS – uma das líderes globais de serviços de entregas expressas – acaba de desenvolver uma caixa especialmente para o setor cerâmico nacional. O desenvolvimento está dentro das diretrizes da empresa, de apresentar soluções customizadas, específicas para cada mercado, e foi totalmente feito no Brasil, sendo o primeiro produto criado para os setor cerâmico no mundo.

     Trata-se de uma caixa de papelão com estrutura reforçada, dotada internamente de "colmeias", estruturas separadoras nas quais as peças se encaixam, evitando que se choquem no transporte e garantindo a integridade em todo o percurso até o cliente. A caixa é para amostras entre 18 e 25 kg e tem capacidade para oito peças com dimensões de 41 cm x 41 cm, padrão que atende bem à necessidade deste mercado. As caixa permitem empilhamento em três níveis dentro dos contêineres aéreos.

UPS desenvolve caixa específica para o setor cerâmico

     A UPS tem em sua carteira cerca de 40 empresas do setor cerâmico, que tem apresentado crescimento expressivo nas exportações. Hoje, o nível do produto brasileiro não deixa nada a desejar frente aos italianos e espanhóis, por exemplo, os mais conceituados mundialmente. Para ganhar o mercado externo, a indústria nacional tem de enviar constantemente amostras dos produtos, o que é feito por via aérea devido ao tempo reduzido. Muito pesadas, elas acabavam por chegar avariadas, daí a idéia de desenvolver uma embalagem específica.

     A UPS levou cerca de três meses para desenvolver a caixa, que já passou por vários testes internos de segurança até chegar aos padrões atuais. O produto entra em operação efetivamente agora, na primeira semana de outubro, quando sua eficácia poderá ser definitivamente comprovada.

     Um dos clientes que irá utilizá-la pela primeira vez será a Cerâmica Lanzi, de Mogi-Guaçu (SP), que há cerca de cinco anos envia suas amostras pela UPS e cujas exportações já somam 31% da produção. A Lanzi exporta para diferentes mercados, como EUA e Canadá, os maiores, além de Austrália, Grécia, Arábia Saudita, Kwait, Inglaterra, Irlanda do Norte, Chile e África do Sul. A empresa já testou internamente as caixas e, de acordo com Antonio Miguel de Moraes Júnior, supervisor de Exportação da empresa, espera ter grandes vantagens, principalmente no tocante à proteção das peças e tempo para embalagem.

     "Apesar de já virmos trabalhando junto à UPS no sentido de dar um tratamento diferenciado aos produtos cerâmicos, reduzindo bastante o número de avarias, era freqüente as peças chegarem ao destino quebradas, o que é muito prejudicial. O envio de amostras é muito importante em nosso setor, pois é a forma que o cliente tem de conhecer nossos produtos", afirma o supervisor.

UPS desenvolve caixa específica para o setor cerâmico

     Além disso, há a questão do tempo de embalamento. "Para utilizar uma caixa normal, é preciso preenchê-la com isopor, embalar as peças uma a uma com plástico-bolha e fazer a separação entre elas com placas de isopor, sempre respeitando o peso máximo de 25 kg. É uma operação muito demorada. Com a nova caixa, o processo ficou muito mais ágil, pois basta o embalador montar as caixas e as colméias, que se encaixam dentro da embalagem, acondicionar as peças já nos nichos específicos, fechar e lacrar a caixa", explica.

     Ele diz que, agora, os pedidos que chegam pela manhã já podem ser despachados à tarde, o que é uma grande vantagem comercial, pois muitas vezes os clientes pedem amostras com urgência. "Por isso usamos o modal aéreo para estes envios, apesar do peso do produto", explica Moraes.

     De acordo com Juliana Soares Vasconcelos, gerente de Marketing para o Mercosul da UPS, apesar da estrutura grande da empresa, a idéia da UPS é buscar soluções voltadas às necessidades de cada mercado, buscando soluções locais. Esta é a primeira embalagem desenvolvida pela UPS especificamente para o setor cerâmico em todo o mundo. "Cada setor tem uma necessidade específica e não faz sentido querer impor o mesmo padrão para todos", coloca a gerente.

     Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas e Revestimentos (Anfacer), o crescimento esperado para 2004 nas exportações do segmento é de cerca de 32%. Para se ter uma idéia, em 2003 o setor exportou aproximadamente US$ 250 milhões e, este ano, apenas no período de janeiro a agosto, o total já somava US$ 218 milhões, o que demonstra o ritmo acelerado de crescimento das exportações. "Isto, é claro, se reflete nos números da UPS, que espera ter este ano um grande aumento de volume de produtos cerâmicos, certamente na casa dos dois dígitos", acredita Juliana Vasconcelos. A UPS não divulga seus números nem diz o quanto investiu no desenvolvimento da embalagem.

     "Com iniciativas como esta, estamos colaborando para o aumento das exportações brasileiras", finaliza a gerente.

www.ups.com

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