Por Redacción el
20 de septiembre de 2004 a las 14h59 (atualizado em 26/08/2011 às 14h14)
Após inovar a linha de caminhões leves Accelo, em maio de 2003, a Mercedes-Benz renova toda a linha de caminhões médios e o segmento de semipesados 4x2 no Brasil. Os cinco novos caminhões da linha Atego – cuja primeira geração surgiu em 1998, na Alemanha – são os modelos 1315, 1418, 1518, 1718 e 1725. A nova linha foi desenvolvida para gerar soluções em aplicações urbanas e rodoviárias de curtas e médias distâncias. Os veículos estão sendo comercializados no Brasil desde este mês (setembro) e fazem parte da nova linha Atego, produzida pela DaimlerChrysler AG, na Alemanha.
Os novos caminhões trazem três opções de cabina e oferecem quatro variações de entreeixos. Estão aptos a receber os mais variados tipos de implementos disponíveis no mercado, como baú de alumínio, carroçaria aberta de madeira, furgão frigorífico, sider e carroçarias de bebidas, além daqueles com aplicações específicas, como tanque de combustível, tanque de água, báscula poliguindaste e baú romeu-e-julieta.
Suas principais aplicações são o transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, produtos cerealistas, para operadores logísticos, frigoríficos, produtos químicos, distribuidoras de água, material de construção, e serviços gerais de transporte.
O conceito do novo Atego privilegiou o conforto dos ocupantes, maximizando o espaço interno das cabinas. Em cada configuração, o motorista encontrará soluções inteligentes que facilitam as operações de transporte. Os caminhões possuem motores eletrônicos de 4 e 6 cilindros e antecipam a legislação Proconve-5, equivalente aos limites de emissões de gases estabelecidos pela norma européia Euro III, obrigatória a partir de janeiro de 2006.
Indicados para a distribuição urbana, os novos caminhões médios Atego – 1315 e 1418 – vêm com motor eletrônico OM 904 LA de 4 cilindros. O 1315 possui motorização de 150 cv a 2.200 rpm e torque de 59 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. Já o 1418 conta com 177 cv a 2.200 rpm e torque de 69 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm.
Projetados para aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias, os semipesados 1518, 1718 e 1725 completam as versões 4x2 oferecidas pela marca. Os dois primeiros são equipados com motor de 4 cilindros de 177 cavalos. O 1725 vem com motor de 6 cilindros com 245 cv a 2.200 rpm e alto torque em baixa rotação, 92 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. Todos os modelos Atego podem ser configurados de acordo com o pedido e necessidade dos clientes.
Todos os veículos da linha possuem quadro de chassi segmentado e pré-furado, o que facilita a implementação de carroçarias. A estabilidade e o conforto ficam por conta de um conjunto de suspensão composto de molas parabólicas, amortecedores, telescópios e barras estabilizadoras. O painel dos caminhões Atego disponibiliza todas as informações vitais sobre o funcionamento dos veículos. O sistema está capacitado para indicar até 600 itens. Partes como cabina, motor, câmbio e eixo são produzidos pela própria marca. A DaimlerChrysler possui três unidades no Brasil – São Bernardo do Campo e Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), além de um Centro Empresarial na capital paulista.
www.daimlerchrysler.com.br
Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad.
Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.