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Novo caminhão leve Cargo 816, da Ford

Modelo substitui o Cargo 815 e traz novidades quanto à ergonomia e ao desempenho
Por Redacción el 13 de marzo de 2012 a las 12h18 (atualizado às 12h18)

Novo caminhão leve Cargo 816, da Ford
Ford-816-site

A Ford coloca no mercado o caminhão Cargo 816, sucessor do Cargo 815, no segmento de leves. O veículo é equipado com motor Euro 5, tem peso bruto total de 8.160 kg, capacidade máxima de tração de 11.000 kg e conta com três opções de distância entre-eixos – 3.300 milímetros, 3.900 mm e 4.300 mm.

O Ford Cargo 816 ganhou mais força frente ao anterior, já que, agora, é equipado com motor Cummins Euro 5 ISBe 4.5, de 160 cavalos. Tem, ainda, uma curva de torque ampla, que chega mais rápido à força máxima, de 550 Nm, e a mantém numa faixa maior de rotação, entre 1.100 e 2.000 rpm, o que gera economia entre 5% a 7% no consumo de diesel.

O lançamento está mais robusto, com a introdução do novo material LNE 60. Ele dá mais resistência e durabilidade ao chassi do caminhão e permite seu uso em condições mais severas, tanto na cidade como no campo, e com os mais diferentes tipos de carrocerias. O câmbio de cinco marchas e os freios com válvula sensível à carga no eixo traseiro, de concepção robusta, contribuem para o desempenho eficiente do caminhão.

Na cabine, o novo painel do Ford Cargo 816 privilegia a ergonomia e o conforto para o motorista, com desenho que facilita o acesso aos comandos e a visibilidade. Ele é produzido com um novo material, leve, resistente e reciclável, desenvolvido e patenteado pela Ford: polipropileno reforçado com fibra de sisal. Além disso é revestido em vinil de toque suave, que amplia a sensação de conforto e qualidade.

Redução de emissões 

O Novo Cargo 816 incorpora a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento dos gases de escape que reduz em até 80% a emissão de poluentes. O sistema injeta o aditivo Arla 32 no catalisador para neutralizar as emissões de hidróxidos de nitrogênio e material particulado.

Nesse processo, o aditivo – composto por 32,5% de ureia dissolvida em água – reage com os óxidos de nitrogênio da combustão, transformando-os em nitrogênio e vapor de água. O Cargo 816 traz um reservatório com capacidade de 25 litros de Arla 32 e um sistema avançado de proteção e diagnóstico do motor no painel.

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