A Rodoline apresenta ao mercado as mudanças em seu portfólio de produtos, denominado Linha 30 anos. Os itens receberam diversos benefícios, como a modernização do design, mudanças estruturais e aplicação de novos materiais na concepção dos produtos.
O semirreboque basculante com capacidade para 25 m³ na parte elétrica, por exemplo, além do uso da sinaleira de led, a estrutura foi protegida dentro do berço. O reservatório de água e a caixa de ferramentas foram parafusadas na estrutura, o que facilita a manutenção e atende à legislação vigente. A suspensão agora é estampada, eliminando soldas com esfrega móvel e os componentes são padronizados. Já na caixa de cargarecebeu vedação da tampa de basculamento com acabamentos em borracha. Já em relação à articulação da caixa, destaque para o mancal de giro extra largo, garantindo mais robustez, estabilidade e rigidez ao conjunto. Além disso, o arco de lona foi remodelado, se tornando mais rígido e protegido.
Já o semirreboque carrega-tudo lagartixa foi desenvolvido para transportar cargas de grande volume, máquinas e equipamentos de elevada altura. Os implementos têm variações com semirreboques de três e quatro eixos, com alturas diversas, para atender diferentes demandas de transportadores de grandes volumes.
Outra novidade fica por conta do basculante de alumínio, lançado em parceria com a empresa italiana Menci. O implemento rodoviário será capaz de transportar volumes de até 57 m³, com cargas que vão de grãos à açúcar, material corrosivo, adubos, nitrato, calcário, resíduos industriais, resíduos domésticos, resíduos em geral (lixo) e papel para reciclagem. Elaborado com estrutura em viga “l”, tem travessas internas confeccionadas em aço estrutural dimensionadas para atender às solicitações de forças estáticas e dinâmicas. A caixa do basculante é feita em aço alumínio com dupla face, reduzindo o amassamento externo com cargas internas e não danificando o revestimento externo. Já a suspensão do basculante conta com o modelo de 1+1+1 (um pneumático autodirecional e dois mecânica balancim). O implemento apresenta tampa traseira, com sistema de abertura automática e opção de abertura lateral.
Mais um lançamento da Rodolinea, o semirreboque graneleiro traz diferenciais na caixa de carga e tampas laterais 100% em estrutura metálica gerando mais resistência ao conjunto. Com melhorias elaboradas para facilitar e melhorar a operação, o sistema de vedação da caixa de carga foi reprojetado, utilizando bocas de escoamento em nylon e novos arcos de lona para oferecer melhor proteção, além do aperfeiçoamento do acabamento lateral. Além disso, o produto possui suspensão estampada e sistema com esfregas móveis.
Já o semirreboque rodo sider é indicado para o transporte de cargas gerais e paletizadas. Disponível nas opções para acoplamento em cavalo mecânico 4x2 ou 6x2, atualmente é oferecido na configuração para 28 ou 30 paletes, com dimensões nominais 15300 x 2900 x 2600 milímetros (comprimento x altura x largura). A porta do implemento foi desenvolvida com varão duplo para abertura lateral de duas folhas, facilitando a operação. A caixa de carga tem quatro colunas móveis, com opcional de três e, agora, com catraca traseira para o enlonamento.
Enquanto isso, a linha canavieira foi desenvolvida para gerar eficiência e aumentar a produtividade na produção canavieira. Com chassi central fabricado com longarinas em viga “I”, ou chassi lateral fabricado com longarinas em viga “Z”, a estrutura dos implementos apresentam travessas confeccionadas em aço estrutural interligadas à estrutura da base. A caixa de carga é estruturada com perfis tubulares e fechamento lateral em aço estrutural com módulos fechados e estampados. A suspensão mecânica da linha conta com o sistema balancim e a parte elétrica apresenta lanternas seladas com sistema led.
Mais um produto novo os semirreboques carrega-tudo são utilizados para o transporte de cargas indivisíveis e equipamentos de grande porte, como máquina colheitadeiras e escavadeiras. Os lançamentos foram projetados com variações de comprimento e largura, com o objetivo de atender clientes com necessidades diferentes e suportar cargas mais severas com segurança.
Para a carga-seca, a Rodolinea apresenta um semirreboque desenvolvido para garantir versatilidade no transporte, utilizado para carregar chapas e barras de aços, além de mercadorias encaixotadas e paletizadas. A estrutura é composta por chassi fabricado com longarinas em perfil “I”, com travessas “Z” e mão francesa confeccionadas em aço estrutural de alta resistência, dobradas e interligadas às longarinas. A caixa de carga apresenta grades laterais e traseira em compensado naval. As peças são estruturadas em aço com altura de 500 mm e são removíveis e intercambiáveis. Além disso, o semirreboque também tem a parte frontal e fueiros metálicos, que são removíveis. Já a suspensão mecânica conta com o sistema balancim tipo tandem.
Para operações com contêineres, a empresa mostra o semirreboque porta contêiner, produzido nos modelos 20 e 40 pés. A novidade foi desenvolvida em chapa de aço estrutural de alta resistência, principalmente dimensionadas para atender às solicitações dos usuários e exigências no transporte.
Para finalizar, a Rodolinea apresenta o semirreboque silo para o transporte de granéis sólidos e cimento a granel. O implemento possui três eixos fixos individuais e tanque de alumínio monocasco, aplicado no transporte de produtos em pó. A estrutura é de liga leve, feito com cones de descarga nº 2, com tubos de aço e saída traseira. O lançamento vem com freios ABS de quatro canais, elevador de primeiro eixo e regulador de suspensão.