.
Está disponível no mercado brasileiro o Ice Care, lançamento que pretende reduzir drasticamente as perdas de produtos de temperatura controlada. Trata-se de um sensor térmico que, ao contrário dos similares, analisa a temperatura do produto diretamente, e não do ambiente em que está o produto, além de indicar de maneira irreversível se houve descongelamento. Como possui um número de ID único, o dispositivo assegura também a possibilidade de rastreamento.
Disponível em seis modelos que variam conforme a temperatura, de 0ºC a -21ºC, o Ice Care é composto de um tubo com um fluido e uma mola, envolto em um blister. Criados a partir de uma formulação alimentícia, semelhante a sorvetes e molhos, por exemplo, os fluidos são atóxicos e cada um congela a uma determinada temperatura, de acordo com a necessidade do produto. Depois de congelado, o líquido do tubo, antes transparente, apresenta uma coloração branca. Uma vez descongelado, a mola no fundo do tubo se expande e faz transbordar parte do líquido no blister, sem que exista contato do fluido com o produto.
Ao custo de menos de R$ 1 a unidade, pode-se utilizar um Ice Care por caixa ou por grupo de caixas, sendo cinco por palete o mínimo recomendado. Instalado já na linha de produção, o lançamento ajuda a reduzir as perdas devido à quebra do frio que, calcula-se, ocorram 40% no transporte e 30% na distribuição. Além de prevenir o descongelamento, a adoção do dispositivo pode ajudar a diminuir o valor do seguro de fabricantes e transportadoras, e auxiliar na obtenção do ISSO 22.000, que se refere à segurança alimentar.
www.icecare.com.br