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A Iveco agrega mais um produto ao segmento de caminhões pesados acima de 45 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) com o lançamento da nova família Iveco Stralis NR (New Range). Agora em três versões, chamadas 460NR, 410NR e 380NR, a novidade oferece 460cv, 415cv e 380cv de potência, respectivamente, além de entregar o maior torque em suas faixas de potência. No caso da versão de 460cv, por exemplo, o torque chega a 2.250 Nm. Os investimentos do projeto NR somaram R$ 23 milhões.
Todos os modelos vêm equipados com transmissão ZF, com nova relação de marchas e direct drive, reduzida e otimizada para as aplicações do transporte brasileiro (a versão overdrive continua como opcional). O sistema de troca de marchas foi redesenhado e ficou 40% mais macio que o anterior. Mais leve que a de um automóvel, a embreagem foi desenvolvida no Brasil e já tem pedido de patente mundial em andamento. Já a potência da frenagem pode ser ainda mais eficiente com a adoção do opcional “Intarder”, um sistema suplementar de frenagem integrado à transmissão.
A nova linha também estreia um sistema de telemetria aberta. Denominado “Frota Fácil”, o sistema permite o monitoramento do caminhão e do desempenho do motorista, informações necessárias para que o operador tenha total apuração dos custos operacionais. E com a adoção de novas tecnologias de produto e de materiais, a Iveco ampliou os intervalos entre as revisões programadas, conferindo ao Iveco Stralis NR os menores custos de manutenção de seu segmento.
Com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, os novos pesados Iveco permitem mais de 60 configurações diferentes. Combinada com a gama de opcionais, que inclui “intarder” para maior potência de freio motor, tanque de alumínio de até 900 litros, defletores de ar, a Iveco amplia as possibilidades de customização dos novos Iveco Stralis NR.
Detalhes
Com base nas necessidades atuais dos clientes, a Iveco e a FPT desenharam novas e maiores curvas de potência e torque para o consagrado motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros. As mudanças visam garantir maior velocidade de cruzeiro com uma economia de combustível de 5% em relação aos modelos anteriores.
Para tirar proveito da economia do lançamento, a Iveco decidiu oferecer, como opcional, tanques de alumínio de até 900 litros. Isso atende às transportadoras que preferem abastecer em suas garagens para um gerenciamento mais efetivo da frota e para evitar que seus profissionais fiquem expostos a roubos na estrada.
A versão Iveco Stralis 420, de 420cv, dá lugar ao Iveco Stralis 460NR, que desenvolve 460cv entre 1.500 a 1.900 rpm. A nova versão entrega um torque máximo de 2.250 Nm entre 1.100 a 1.400 rpm (20% a mais que a versão anterior.
O novo Iveco Stralis 410 NR, por sua vez, é uma evolução do Iveco Stralis 380, de 380 cv. O novo produto sai com 10% a mais de potência, com 415cv, e 12% a mais de torque, com 2.000 Nm entre 1.000 a 1.400 rpm.
Para atuar no segmento de entrada dos extrapesados (entre 370cv e 380cv), a Iveco manteve em linha o modelo 380cv, agora batizado 380NR, com 1.800 Nm de torque máximo entre 1.000 e 1.400 rpm.
O Iveco Stralis NR vem agora equipado com válvula do tipo “borboleta” no sistema de exaustão combinado com o exclusivo freio de descompressão Iveco Turbo Brake (ITB). Esse sistema de freio motor é chamado Combined Engine Brake (CEB). Dessa forma, a potência de frenagem aumentou em 20%, de 347cv para 415cv.
Os Stralis 460NR e 410NR podem ainda ter como opcional na configuração 6x4 o novo sistema ZF Intarder de frenagem auxiliar, integrado à transmissão. O dispositivo amplia em mais 145cv (mais 35%) a potência de frenagem total, totalizando 560cv. Isso garante grande segurança em operações severas (no transporte de produtos perigosos por rodotrem, por exemplo). Além disso, o equipamento, popularmente conhecido como retardador, já vem com freios ABS.
Os novos Iveco Stralis NR, modelos de 460cv e 410cv, oferecem um sistema de embreagem com esforço de acionamento de 8kg, isto é, a metade do esforço exigido por um caminhão normal e mais macio ainda que um automóvel. O menor esforço do pedal foi possível com a adoção de um duplo sistema pneumático para atuar de forma auxiliar ao sistema simples normalmente adotado em todos os caminhões.
A engenharia da empresa também desenvolveu uma embreagem monodisco mais robusta e com durabilidade superior às embreagens de disco duplo, normalmente utilizadas por alguns caminhões da concorrência nas mesmas aplicações. O trabalho consistiu em aumentar em 6kg a massa do platô, peça que atua no engate e desengate das marchas. Desenvolvido com a ZF-Sachs, o conjunto era tão original que testes inéditos foram idealizados para comprovar sua eficiência e resistência. A grande durabilidade da peça fez o fornecedor batizá-la de 430HD (heavy duty ou aplicação pesada).
Além disso, o conforto na troca de marchas é ampliado porque todo o sistema de engate foi reprojetado e reduziu em 40% o esforço do motorista com a alavanca de câmbio. Outra vantagem é que, agora, o servo da transmissão já é acionado com 75% do curso do pedal de embreagem.
Com um sistema de troca de marchas assim otimizado, o aproveitamento da nova transmissão ZF 16S2320TD é total. Em nova versão direct drive (última marcha direta, de relação de 1:1, mais reduzida), a caixa de câmbio tem agora escalonamento de marchas mais curtas e rápidas e oferece o melhor desempenho em qualquer situação. A versão overdrive (última marcha alongada) permanece como opção.
Os novos Iveco Stralis NR oferecem, também, suas duas opções de eixo traseiro: de redução simples (de série) e com redução nos cubos (opcional), esta última ofertada exclusivamente para a configuração 4x2. As possibilidades de configuração do caminhão de acordo com o perfil de sua utilização é ainda ampliada, porque a linha Iveco Stralis NR oferece duas opções de relação de redução de eixo traseiro (3,40:1 e 3,70:1).
Tecnologia
Uma ferramenta de fácil utilização para o controle e redução do custo operacional das frotas é uma demanda constante dos clientes que participaram do projeto Iveco Stralis NR. Por isso, a Iveco decidiu dar um passo ousado e definitivo nessa área com o sistema Frota Fácil, disponível como opcional em todas as versões do Iveco Stralis NR e que atende a três grandes necessidades surgidas na pesquisa de desenvolvimento do novo caminhão: liberdade de acesso aos dados da telemetria do caminhão para gerenciamento da frota; um sistema aberto, não vinculado a um único provedor de serviços, deixando para os clientes a escolha do provedor de sua preferência; um sistema integrado ao caminhão para evitar o retrabalho de adaptação feito hoje pelas empresas prestadoras de serviço, para obter as informações de telemetria.
A novidade vem em um kit que contempla módulo eletrônico embarcado, sistema de transmissão de dados com antenas integradas de localização GPS e de comunicação celular GPRS, software disponibilizado em CD, cabo USB de 2 metros e manual de fácil leitura. Desenvolvido no Brasil, o produto possui garantia original Iveco.
O Frota Fácil é de grande ajuda para os médios e grandes frotistas que querem flexibilidade na escolha das prestadoras de serviço de rastreamento. O módulo eletrônico recebe diretamente da centralina a telemetria do caminhão, enquanto o posicionamento do veiculo é monitorado pela antena GPS. Todas essas informações são enviadas depois às empresas de rastreamento via antena de comunicação celular (GPRS), que podem traduzi-las em análises sobre consumo, velocidade, frenagem, entre outros, todos pontos importantes para verificar o desempenho do caminhão, além de garantir que o veículo esteja sendo conduzido de forma segura.
O cliente continua a receber as informações de seu provedor no formato habitual. E nenhuma modificação é necessária na eletrônica embarcada do caminhão, evitando possíveis danos à centralina do veículo. O Iveco Stralis NR pode ser adotado em qualquer frota já rastreada, sem necessidade de adaptações.
Para os autônomos e pequenos frotistas que não utilizam rastreamento ou monitoramento, o Frota Fácil permite que os dados do módulo sejam carregados em um computador por meio da porta USB instalada no painel do veículo. Por intermédio de um software amigável, eles podem analisar consumo de combustível diário ou média do período, tempo na faixa econômica, velocidade, rotação do motor, frenagens de emergência, etc. Podem acessar, também, a pressão de óleo e superaquecimento do motor. E podem controlar a viagem monitorando histórico de paradas, horas dirigidas, quilometragem total e percorrida, etc. Os dados são disponibilizados na forma de gráficos e relatórios de fácil entendimento.
Aplicação dos modelos
Os três modelos da gama Iveco Stralis NR chegam ao mercado com oito versões. O 460NR e o 410NR vêm em três versões de tração cada: 4x2, 6x2 e 6x4. O Iveco Stralis 380 NR é disponível nas versões 4x2 e 6x2.
Os Iveco Stralis NR de 460cv e 415cv são indicados para puxar carretas convencionais de 3 eixos espaçados 6x2 (“vanderleia”) em até 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado); carretas bitrem em 6x2 de até PBTC de 57 toneladas; rodotrem e bitrenzão em 6x4, chegando a PBTC de até 74 toneladas. Já o Iveco Stralis 380 NR é mais indicado para operar com carretas convencionais de 3 eixos em 4x2 e 6x2, podendo chegar também a PBTC de até 57 toneladas.
A gama Iveco Stralis NR pode atender a aplicações rodoviárias como graneleiro, carga seca, basculante, baú carga geral, tanque, cegonheiro, baú frigorífico, porta-container, baú lonado (sider), canavieiro, tanque aço inox, entre outros.
Acessórios
A nova gama Iveco Stralis NR já vem de série com suspensão pneumática de cabina, climatizador, mais de 20 porta-objetos, ampla cama, CD player, vidro elétrico e travamento central das portas, caixa térmica, buzina pneumática, suspensão pneumática, banco motorista, computador de bordo, faróis de neblina e profundidade.
Visualmente, o caminhão ganha maior imponência com os defletores de ar superiores e laterais, disponíveis como opcionais, que aumentam a eficiência aerodinâmica do modelo. Outro opcional de grande impacto visual são os novos tanques de alumínio, que, juntos, comportam 900 litros (600 + 300 litros) nas configurações de tração 6x2 e 6x4..
Rodas de alumínio também estão na lista de opcionais, que inclui, ainda, espelhos retrovisores elétricos, geladeira com capacidade de 23,7 litros (apenas na versão de 460cv), a barra estabilizadora traseira 4x2, que garante mais segurança no transporte de carga com centro de gravidade mais alto, além do paralama tripartido, que proporciona maior segurança nas aplicações de implemento tanque, além de menor custo de manutenção.
Opcionais já existentes na linha anterior completam a lista: ar-condicionado, freios ABS, eixo com redução dos cubos, roda de alumínio. Na versão 380 NR, aparecem como opcionais a caixa térmica e vidros e travas elétricos, que são de série nas versões 460 e 410.
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