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Caminhão pesado para o segmento de 45 toneladas, da Iveco

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Por Redacción el 18 de septiembre de 2009 a las 12h41 (atualizado em 23/08/2011 às 13h43)
A Iveco coloca no mercado brasileiro a quinta linha de produtos em dois anos, o pesado 4x2 Iveco Cursor 330. O produto é destinado ao segmento de 45 toneladas de PBTC e vem equipado com motor de até 340 cavalos dotado de novo escalonamento das marchas do câmbio ZF1650 de 16 marchas, característica que propicia ao motorista um ganho de 25% na partida em rampa e velocidade final de 135 km/h. Outra novidade é a instalação do “econômetro”, instrumento que indica o consumo instantâneo e a pressão do turbo. O Iveco Cursor chega ao mercado, ainda, com eixo dianteiro mais robusto e capacidade para de 7.100 kg. Além disso, os cubos dianteiros são banhados a óleo e não a graxa, o que garante maior durabilidade e resistência nas aplicações severas. Segundo o vice-presidente Comercial e Institucional da Iveco Latin America, Antonio Dadalti, o segmento de 45 t. responde por 6% do mercado brasileiro de caminhões. “Temos 8% desse segmento com o Iveco Cavallino. Com a chegada do Iveco Cursor 330, pretendemos subir para 12% de participação já em 2010”, diz. O Iveco Cavallino continuará como modelo de entrada da marca no segmento. Cabine Entre os diferenciais do veículo destaque para a cabine, que tem novo design, vem com nova suspensão de quatro pontos com mola helicoidal e amortecedor que absorve as irregularidades do piso e é oferecida em três diferentes formatações: curta teto baixo, aplicada em viagens curtas que não exigem pernoite; leito teto baixo, médias distâncias; e leito teto alto, para percursos longos. O Iveco Cursor 330 cabine leito traz uma cama (1,90 m por 0,62 m) e baú com capacidade para 2,8 metros cúbicos de bagagem. Já a versão cabine curta vem com banco duplo do lado do passageiro. Outro diferencial dessa versão é o sofá-cama opcional, que no modo rebatível propicia um espaço destinado a objetos. Em ambos os tipos de cabine, as portas abrem em ângulo de 90 graus.
Caminhão pesado para o segmento de 45 toneladas, da Iveco
O painel de instrumentos traz computador de bordo com múltiplas funções e o volante possui regulagem em altura e alcance. O banco do motorista tem suspensão pneumática de série. Também são de série os vidros verdes. Ao todo, são dez porta-objetos e as escotilhas laterais (na cabine leito) têm 260 litros de capacidade, com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine. O pacote de opcionais inclui freios ABS, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio CD-player/MP3, tanque de alumínio (com 600 litros), rodas de alumínio, defletor de ar para cabine com teto baixo, para-lama traseiro tripartido e buzina pneumática (na versão teto alto). Motorização O modelo é equipado com uma nova versão do motor Iveco-FPT Cursor 8, de seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e 7,9 litros. A novidade fica por conta da potência de 324 cavalos a 2.400 rpm, com um torque de 123 mkgf (1.200 Nm) a 1.300 rpm. Acoplada ao motor está a transmissão ZF1650 que, no Iveco Cursor 330, também passou por mudanças, com um novo escalonamento de marchas. A primeira marcha é mais curta, o que aumenta a capacidade de partida em rampa em 25%, além de tornar o caminhão mais ágil nas arrancadas. Além disso, o reposicionamento da terceira, quinta e sétima marchas, melhorou a forma de condução do veículo. O Iveco Cursor 330 conta, ainda, com o freio-motor no cabeçote, que desgasta menos as lonas de freio. www.iveco.com.br
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