Ibovespa
130.066,95 pts
(0,65%)
Dólar comercial
R$ 5,66
(-0,52%)
Dólar turismo
R$ 5,90
(-0,60%)
Euro
R$ 6,13
(-0,11%)

Nova geração de caminhões, da Scania

.
Por Redacción el 21 de noviembre de 2007 a las 14h19 (atualizado em 25/08/2011 às 12h51)
Sob medida e dinâmica. Assim se resume o novo conceito modular de caminhões Scania. A montadora renova toda sua linha de caminhões, abandona as séries seqüenciais e adota a melhoria contínua como padrão. Assim finda a Série 4 e surgem a P, G e R. A nova linha engloba a maior quantidade de versões de toda a história da fabricante, porém detendo-se na faixa de pesados. Agora a nova geração atende basicamente dois segmentos de mercado: o de longa distância e de aplicação severa (fora-deestrada, construção, canavieira e mineração). Segundo o diretor Geral da Scania, Christopher Podgorski, com o lançamento, a intenção da empresa foi incorporar um modelo mais racional que permite maior dinamismo na adoção de melhorias contínuas. A P é uma cabina avançada montada em posição baixa, destinando sua vocação para operações de transporte regional rodoviário e de construção. A G tem a cabina montada em posição intermediária para percursos de médio alcance, enquanto a R é a mais elevada, possibilitando a colocação de piso semiplano, para melhor movimentação interna. Esta versão é indicada para viagens de longo curso. As duas primeiras versões têm disponibilidade de cabines curta e leito, ao passo que a R só possui a versão leito Highline. A tração dos novos cavalos mecânicos tem múltipla escolha. Ou seja, o freguês pode optar entre nove motores diferentes de 9, 11, 12 e 16 litros, com potências que vão de 270 cv até 500 CV, todos produzidos dentro do sistema modular. A nova linha contempla as configurações 4x2, 6x2, 6x4, 8x4 e 10x4, este último compete com os demais lançamentos destinados à mineração e integra a cabine G, motorização de 470 CV e capacidade para até 50 toneladas de carga líquida. O que mais chama a atenção na nova família de cavalos Scania é a “face” da cabina, que agora adere ao desenho europeu, com linhas mais arredondadas, grade trapezoidal com largas frestas de ventilação para o motor e testa curvilínea, que pode integrar defletores de ar, como a Highline. Outro destaque cabe à parte interna, que incorpora maior conforto do que a antiga Série. A top da linha é a cabina R, 70 mm mais elevada que permite a colocação de um piso semiplano. Nela a altura do túnel do motor foi reduzida em 50% (150mm), permitindo grande área livre no centro da cabina, consequentemente maior conforto. A cama principal, que mede 2.170 x 800 mm na R Highline e 2.170 x750 mm na P e G, é formada por uma única peça e posicionada de modo que o motorista possa se sentar confortavelmente. Sob a estrutura de suporte foram instalados porta objetos e o compartimento central possibilita a colocação de uma geladeira com duas gavetas. Pode ser acomodada cama opcional, ao estilo beliche. Um controle remoto permite controlar a iluminação, o rádio, o aquecedor etc, sem sair da cama. O painel é curvo, favorecendo o acesso aos instrumentos, e mostra apenas os indicadores essenciais, como velocímetro, conta-giros, temperatura e nível de combustível. O volante tem intervalo de ajuste extra em inclinação e profundidade e pode ser deslocado no ponto horizontal. A alavanca do câmbio também é escamoteável. Um computador de bordo integra informações da carga sobre os eixos na versão a ar, consumo de combustível, pressão no turbocompressor e adverte sobre eventuais falhas. Os veículos com tração em todas as rodas, 6x6, podem ser equipados com caixa de câmbio GR900(R) ou GRS890(R) em combinação com uma caixa de transferência dianteira que possui, além da marcha direta, uma superlenta. A 900 tem oito marchas e os demais modelos até doze. O conceito de segurança da marca integra ainda o retarder para maximixar a potência e o sistema de mudança de marchas automatizado Opticruise, aperfeiçoado com sensores para mudanças mais rápidas e precisas. www.scania.com.br
Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar