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A italiana Pirelli não economiza quando o assunto é inovar. Prova disso é o montante de investimento, de US$ 3,5 milhões, aplicado no desenvolvimento do novo pneu FR85 (SATT) para aplicações em veículos comerciais e também em tecnologias que prolongam a vida deste insumo.
O novo pneu destaca-se por incorporar a banda de rodagem inteligente, que possui indicadores que alertam sobre o uso irregular de um dos lados. Colocados em duas fileiras de sulcos de 1,5mm de profundidade, por toda a circunferência do pneu, estas pequenas marcas identificam irregularidades no sistema de suspensão, permitindo um melhor controle do uso do pneu e impelindo à correção imediata do problema antes do desgaste.
Com um composto diferenciado e estrutura de banda de rodagem mais robusta, o FR85 garante uma vida média útil 20% maior. Este índice foi confirmado pelos testes de campo, realizados desde 2004, em diferentes tipos de terrenos e em um elenco de 200 frotas, totalizando cerca de quatro milhões de quilômetros rodados. “Devido ao investimento em desenvolvimento, o preço final do pneu é 6% maior em relação aos convencionais do mercado”, explica Eduardo Antônio Sacco, da Direção Business Unit Truck América Latina. A ênfase à construção reforçada do insumo foi dada devido à grande quantidade de estradas de difíceis condições de operação e dirigibilidade existentes no país. E como essas características não diferem das demais vias dos países vizinhos, “a Pirelli está padronizando o uso deste pneu em toda a América Latina até o final do ano”, comenta Sacco.
Ao todo o FR85 dispõe de uma gama com dez opções de medidas que abrangem de 275/80R22,5 até 11R24,5 e inclui também o pacote de lançamento das bandas Novateck, especialmente criadas para a reconstrução do pneu, garantindo a extensão da vida da carcaça. O que faz com que o preço maior seja compensado pelo benefício e por contar com um produto com menor custo por quilômetro.
Conceito em tecnologia
O pneu FR85 incorpora as tecnologia SATT (Spiral Advanced Technology for Truck), HETT (High Elongation Technology) e HWTT (Hexagonal Wire Technology for Truck). A SATT compõe a cintura metálica em forma de espiral e sem emendas, uma solução que se adapta em especial ao uso direcional, nos eixos dianteiros de caminhões. A diferença desta tecnologia em relação às convencionais está nas tiras metálicas emborrachadas, o que confere ao pneu maior durabilidade e melhor uniformidade.
Já a tecnologia HETT funciona como um “amortecedor” de impactos, conferido pela geometria da disposição dos fios de aço da cintura do pneu, com cordas metálicas, permitindo a presença do composto de borracha entre eles. Por fim, a HWTT pode ser utilizada em pneus usados tanto em eixos direcionais como de tração, devido à sua construção mecânica mais resistente, que favorece o uso em operações de maior esforço, onde a banda de rodagem seja submetida à temperaturas mais elevadas devido uso intenso do freio. A facilidade de montagem e desmontagem reduz os riscos de avarias no talão. Os FR85 com todas estas tecnologias incorporadas estão disponíveis em todos os pontos de vendas do país.
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