Hand Held aposta na aplicação operacional dos aparelhos para agilizar os processos operacionais
A Hand Held Products, empresa que desenvolve sistemas de coleta de dados baseados em imagem, divulga a mais recente aplicação de seu coletor de dados Dolphin 9500, o segmento de aluguel de carros. A idéia é utilizar o aparelho no ato de devolução do automóvel, sem restrição de distância a fim de agilizar os processos operacionais. Há dois anos em operação junto à Avis Rent a Car, os resultados são visíveis. O gerente de canais da Hand Held, Carlos Basile, calcula que o tempo de entrega dos carros caiu de 12 para oito minutos. “Antes, protocolos e relatórios eram preenchidos a mão. Agora, as informações ficam todas embarcadas nos coletores”, diz.
O gerente de contas da Hand Held, Deivid Delgado, explica a operação. “Por meio de chips de comunicação GSM/GRPS instalados nos equipamentos, os operadores conseguem acessar automaticamente informações do contrato na rede de servidores da locadora”, diz. Para o executivo, outro destaque do aparelho é seu caráter multifuncional. “O modelo permite trabalhar com diversas tecnologias de rádiofreqüência, basta mudar a configuração”, afirma. Além disso, ressalta Delgado, a locadora tem a possibilidade de fazer registro de possíveis avarias no veículo utilizando a capacidade de captura de imagem do aparelho.
Na Avis, assim que o veículo é entregue no ponto estabelecido pelo cliente, um funcionário da locadora direciona o carro até um centro de operações da companhia para que ele seja inspecionado e verificado mecânica e esteticamente. Em seguida, é realizado o trabalho de certificação para averiguar que todos os acessórios estejam no lugar. Caso haja algum dano, um orçamento é descrito de acordo com procedimentos das companhias de seguro. Após isso, o automóvel é lavado e transferido para um estacionamento da locadora.
Para o diretor de TI da Avis, Matteo Marzotto, umas das características mais marcantes do coletor é sua capacidade de restabelecer a conexão quando há problemas na operação, o que ocorre com freqüência nos aeroportos, local em que a companhia atua fortemente. Atualmente, o sistema funciona nos pontos da Avis instalados nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo, e Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro.
Uma outra alteração contribuiu para a agilidade operacional. Segundo Basile, assim que o projeto foi colocado em prática a troca de informações era efetuada via GSM ou HiFi, o que exigia a presença de uma mínima estrutura, telefonia móvel, por exemplo. “Há seis meses houve uma mudança. A troca de dados, agora, é realizada via coletor”, afirma.
Características
O Dolphin 9500 é direcionado às aplicações que requerem equipamentos robustos para operar em ambientes hostis. Com dimensões de 24,5 cm x 8,7 cm x 4,2 cm e peso inferior a 600 gramas, o equipamento tem incorporado um computador, uma câmera digital e um rádio triplo que transmite dados e voz em ambientes WAN, LAN e PAN.
www.handheldproducts.com.br