A startup HXtos pretende simplificar as planilhas e relatórios no trabalho de importação e exportação nos portos brasileiros. A empresa santista lançou oficialmente durante a Intermodal South America 2025 o Assessor de Planejamento e Gestão, robô que integra WhatsApp, ChatGPT e o HX-TOS, seu sistema de logística portuária.
A empresa apresentou as funcionalidades da solução durante a maior feira de logística da América Latina, que acontece de 22 a 24 de abril em São Paulo (SP). Com o Assessor, basta fazer perguntas no WhatsApp para que os gestores portuários saibam tudo sobre armazenagem e operação dos navios de carga solta, celulose e granel sólido carregados e descarregados nos terminais onde atuam. A inovação já está em fase final de testes num terminal de celulose do Porto de Santos.
“O diretor portuário pode perguntar ‘Como está meu estoque?', e o assistente analisa os dados em tempo real e fornece a resposta. Perguntas como ‘Qual é a lista dos próximos navios?’ ou ‘Qual a previsão de término da operação do navio atual?’ também são facilmente atendidas”, diz Luiz Simões, CEO da startup HXtos.
Pelo Assessor da HX, os gestores portuários terão acesso a dados de estoque do armazém, andamento da operação dos navios, lista de navios previstos, informações dos navios finalizados e informações das exportações e importações em tempo real.
De acordo com Leandro Duca, CTO da startup, o WhatsApp foi a plataforma escolhida pela praticidade. “Não quisemos criar um aplicativo, o que seria menos intuitivo para o usuário. O gestor portuário chama o Assessor no WhatsApp e é respondido em tempo real. Antes, é feito um pré-cadastro do gestor para que ele esteja conectado aos dados do seu terminal", explica.
Luiz Simões complementa evidenciando a praticidade da solução nos processos de tomada de decisão. “Nossa solução não apenas centraliza informações, mas também otimiza o processo decisório, reduzindo a necessidade de consultas telefônicas ou relatórios demorados”, afirma Simões. A startup utiliza o mecanismo do ChatGPT, que funciona internamente no Assessor, sem deixar os dados das empresas clientes abertos, garantindo a segurança.
“Se houver uma pane, como a quebra de um equipamento do navio, ou se a produtividade estiver abaixo do previsto, a inteligência informará o usuário, porque monitoramos tudo no terminal. O Assessor avisa que, por conta de determinada ocorrência, o navio pode atrasar, e a solução calcula uma previsão com dados da operação, podendo sugerir um replanejamento para cumprir sua meta original. Isso melhora custos e produtividade", diz Duca.
De acordo com Simões, no futuro, a inteligência também fornecerá análises baseadas em operações passadas do navio, considerando o tempo de trabalho e o tamanho da equipe, trazendo um histórico completo e sugerindo ações operacionais. "Isso já existe hoje, mas é feito de forma manual e na maioria das vezes depende de pessoas, planilhas Excel, podendo levar horas para concluir a avaliação", compara Simões.
Para fornecer análises inteligentes dos navios, a HX possui uma equipe que treina a IA para interpretar os dados da operação dos terminais, gerando informações e avaliações cada vez mais precisas e rápidas".
Luiz Simões, fundador da HXtos