A Auttom, empresa do grupo Randoncorp, anunciou a ampliação de seu portfólio de automação industrial com o lançamento de quatro novos equipamentos de robótica intralogística. Os novos modelos AAMR (Auttom Autonomous Mobile Robots) movimentam cargas de até 1,5 tonelada de forma autônoma em áreas fabris e centros de distribuição.
As novas soluções AAMR foram apresentadas a clientes, parceiros e convidados em um evento realizado entre 2 e 4 de julho, em uma feira organizada no complexo Randoncorp, em Caxias do Sul. O evento contou com a participação de 10 fornecedores e cerca de 700 visitantes, incluindo alunos e professores do programa Qualificar, uma iniciativa de qualificação de jovens aprendizes executada pela Randoncorp e pelo Senai.
Movidos por energia elétrica, os robôs da linha AAMR substituem veículos de movimentação industrial movidos a gás e reduzem as emissões de gases do efeito estufa. O sistema opera de forma autônoma com base em rotas e missões definidas, oferecendo benefícios como a redução de acidentes, aumento da eficiência dos processos, redução de custos operacionais logísticos e programação rápida e fácil.
O funcionamento do sistema integra ferramentas de gerenciamento de frota com inteligência artificial embarcada, permitindo que os veículos se desloquem de forma autônoma e segura. O tráfego é orientado por mecanismos que facilitam a navegação em espaços apertados. O sistema de gerenciamento de frota é atualizado em tempo real, evitando obstruções e elaborando as melhores rotas, aumentando a agilidade e diminuindo perdas com paradas.
Com precisão milimétrica de movimentos, a linha AAMR é composta por veículos elétricos autônomos com duração de bateria de até 10 horas e capacidade de autocarregamento. A usabilidade abrange desde a classificação de e-commerce até a manipulação de materiais e alimentação de linhas de produção, mapeando áreas de até 400 mil metros quadrados com amplitude de visão de 360 graus.
“O lançamento da nova linha AAMR oferece aos clientes Auttom tecnologia avançada de automação industrial, simulação de processos e soluções de logística inteligente,” afirmou César Augusto Ferreira, CTIO (Chief Technology Innovation Officer) da Randoncorp.