A ABB lançou no mercado a Célula de Despaletização Robótica, solução que substitui o levantamento manual de cargas pesadas, aumentando a eficiência em tarefas complexas de despaletização. Usando um sistema de visão, a nova solução da ABB pode avaliar rapidamente uma ampla gama de diferentes tipos de caixas, permitindo que os clientes processem cargas variadas de forma eficiente com muito pouco esforço de engenharia e curto tempo de configuração.
“As mudanças no comportamento do consumidor estão levando a um aumento de novos canais de vendas. Isso, por sua vez, está impulsionando a necessidade de infraestruturas de distribuição e atendimento de pedidos mais flexíveis e eficientes”, diz Marc Segura, presidente da divisão de Robótica da ABB. “Com a capacidade de despaletizar caixas empilhadas em uma variedade de configurações de paletes simples e mistos, a solução da ABB ajuda a atender a essa necessidade, permitindo o manuseio mais rápido e preciso.
A Célula de Despaletização Robótica da ABB funciona usando algoritmos avançados de sistema de visão e machine learning para processar de forma rápida e eficiente paletes de até 2,8 m de altura. O software Robotic Depalletizer usa as informações coletadas pelo sensor de visão para fornecer ao robô um ponto de pega adequado para cada caixa. O robô então pega a caixa, de até 30 kg, e a coloca em outro palete ou em um transportador de saída. A velocidade e a precisão do sistema permitem que ele trabalhe a uma taxa de pico de até 650 ciclos por hora, 24 horas por dia.
O sistema de visão permite que o robô detecte caixas de papelão específicas em paletes, possibilitando a despaletização confiável de vários tipos de carga diferentes. Isso inclui paletes compostos por um único tipo de caixa em camadas definidas, paletes contendo diversos tipos de caixas diferentes e paletes mistos, que possuem uma ampla gama de caixas com pesos, formatos e materiais variados.
A solução pode ser fornecida com diversos robôs de quatro e seis eixos para oferecer a flexibilidade necessária para realizar tarefas de despaletização simples ou mais complexas. A função Digital Twin do software RobotStudio da ABB também está disponível, permitindo que os clientes criem simulações de aplicações sob medida com suas próprias dimensões de caixa, pesos e padrões de paletes.
Os layouts colaborativos modulares podem ser adaptados para atender às necessidades do cliente e incorporar sistemas avançados de scanner a laser e radar e cortina de luz para escanear os arredores do robô, garantindo a segurança dos trabalhadores.