O marketplace de cargas do agronegócio Tmov lançou no mercado a Pedágio Fácil, tag de pagamentos automáticos para auxiliar caminhoneiros e frotistas nos pedágios de todo o Brasil, otimizando tempo e dinheiro gastos nas viagens.
Jaques Rafael Motta, head de Pagamentos da Tmov, explica que a empresa foi a campo e ouviu cerca de 500 caminhoneiros, dos quais mais da metade não usava nenhum modelo de tag até aquele momento. “É um público que realiza o pagamento em dinheiro ou com cartões de vale-pedágio, o que atrasa a cadeia de entregas”, afirma.
Para construir a solução, a Tmov se uniu à Maplink, empresa global que oferece soluções em tecnologia de geolocalização, que oferece APIs próprias que auxiliam no planejamento e na otimização de rotas, além de identificar previamente pontos de interesse. No caso do Tmov Pedágio Fácil, as chamadas API Trip e API Toll foram incorporadas para possibilitar o funcionamento da tag, permitindo, respectivamente, a roteirização dos melhores trajetos a serem percorridos pelos caminhoneiros e a identificação e o cálculo dos preços dos pedágios existentes nesses percursos.
“Por meio das APIs, as empresas podem montar suas soluções de acordo com as necessidades e reviravoltas da economia e do mercado. Assim como a Pedágio Fácil, que foi desenvolvida com uma API aberta, nossas features, como a Trip e a Toll, permitem uma conexão rápida e facilitada com outras plataformas e soluções, agregando ainda mais funcionalidades que otimizam os processos logísticos”, afirma Frederico Hohagen, CEO e cofundador da Maplink.
A tag Tmov Pedágio Fácil, que utiliza a tecnologia parceira da Greenpass, vem na esteira de outras iniciativas da Tmov ara digitalizar a cadeia logística do transporte rodoviário de cargas, como o Tmov Pay, meio de pagamento próprio da empresa, e o Tmov Frotista, aplicativo desenvolvido especialmente para gestores de frota que desejam otimizar suas operações.