A Eprofessional Tecnologia da Informação, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas ligados à logística de comércio exterior, firmou uma parceria com a TradeLens, que conta com uma plataforma de supply chain aberta sustentada pela tecnologia blockchain, para oferecer uma solução integrada de rastreamento em tempo real da logística de contêineres de ponta a ponta.
“Nosso sistema proporciona a integração das informações para uma rastreabilidade total, do início ao fim do processo”, garante Eduardo Valeriano da Silva, analista de sistemas responsável pelo desenvolvimento de projetos para terminais e portos na EprofessionalTI. Segundo ele, a adoção da tecnologia blockchain teve por objetivo unificar toda a integração de informações e das empresas na cadeia logística de transporte, envolvendo desde o exportador até o cliente final.
O executivo ressalta que a plataforma conta com 120 serviços diferentes para todo o processo de monitoramento. Uma de suas funções é justamente promover a integração das informações fornecidas por exportadores e transportadoras com o sistema da TradeLens, que integra os dados de grandes transportadores de cargas.
Um dos principais destaques da plataforma é a ferramenta automatizada chamada Integra, que realiza todo o processamento de integração da informação, como dados do contêiner, placa do caminhão e data e hora da saída até a chegada no terminal de cargas. A ferramenta registra e transmite esses dados para a plataforma da TradeLens, que faz o rastreamento do transporte marítimo. O sistema da EprofessionalTI conta ainda com o módulo Sister, destinado à gestão de terminais de contêineres vazios.