A DP World Santos, empresa responsável pela operação de um terminal privado multipropósito na margem esquerda do Porto de Santos (SP), passou a oferecer aos seus clientes, neste mês de maio, lacres eletrônicos para os contêineres de exportação.
O uso do dispositivo elimina a necessidade de agendamento prévio da mercadoria no site da empresa. Pelo procedimento atual, todos os contêineres de exportação precisam ser agendados junto ao terminal. Com o novo lacre, o cliente terá a garantia de uma janela para entrega.
A empresa destaca que o lacre é um item obrigatório nos contêineres de exportação, exigido pelos órgãos anuentes. O diferencial da versão eletrônica está na automatização e na facilidade do processo para o cliente.
A leitura do lacre é feita por um sensor inteligente, que se comunica com todos os sistemas operacionais da DP World Santos. Assim que o caminhão entra no terminal, o dispositivo é reconhecido tanto no gate como no portal OCR (sigla para optical character recognition), onde ocorrem as primeiras triagens da carga no porto. Com os dados do contêiner reconhecidos, a liberação do veículo é realizada junto ao sistema operacional do terminal.
“Estamos oferecendo mais uma opção aos nossos clientes para facilitar a logística de exportação. O envio do contêiner poderá ser mais bem planejado, com adequação da frota de caminhões e sua distribuição para entrega de cargas”, explica Marcelo Procópio, gerente Comercial da DP World Santos. “A carga poderá, ainda, embarcar 24 horas por dia”, completa o executivo.