A Unipac coloca à disposição do segmento automotivo a família de Tanques Integrados, produtos que unificam o tanque de diesel e o de ureia em um mesmo conjunto de fixação. Entre as novidades do lançamento está o fato dele otimizar o layout do veículo, que ganha mais espaço com a eliminação do suporte do tanque de ureia. Já o sistema de fixação possibilita uma redução em torno de 10% ao peso do conjunto.
O lançamento, de acordo com a Unipac, simplifica o fluxo logístico e elimina custos, pois possibilita a redução de códigos relacionados às peças (part numbers) administrados pelas montadoras. Além disso, torna mais ágil a linha de produção, ao permitir a montagem do tanque de diesel e ureia em um único estágio. O transportador também ganha uma vez que para otimizar o frete o Tanque Integrado prevê a interligação com o tanque de diesel convencional.
A Unipac conceituou dois conjuntos de Tanque Integrado, que poderão ser utilizados em veículos fabricados pelas montadoras de caminhões a partir do primeiro semestre de 2021 – com 150 litros de diesel e 25 l de ureia – aplicável a veículos das categorias leve e semileve – e com 300 l de diesel e 42 l de ureia, que atende às categorias médio, pesado e extrapesado.