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Unipac lança embalagens para o setor agrícola

Lançamento comunica as condições do produto; sistema faz a leitura, via aplicativo de celular, de uma tag aplicada no selo colocado na tampa da embalagem
Por Redacción el 19 de octubre de 2020 a las 10h15

A Unipac, indústria de transformação de polímeros, apresenta para o mercado as embalagens plásticas inteligentes, que fazem uso da tecnologia para comunicar as condições de um produto. A empresa revela que a novidade será empregada inicialmente no segmento de defensivos agrícolas.

Desenvolvido em conjunto com o Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg) –  fundação sem fins lucrativos, criada e mantida pela controladora do Grupo Jacto, do qual a Unipac faz parte –, o sistema faz a leitura, via aplicativo de celular, de uma tag aplicada no selo colocado na tampa da embalagem. A partir disso, todos os dados e informações disponíveis em banco de dados na nuvem para confirmar a autenticidade do produto podem ser acessados.

A identificação é feita com a tampa fechada, pois, uma vez aberta, a tag fica destruída. Quando a embalagem sai da linha de envase, um leitor de radiofrequência captura o número identificador único, presente em cada tag, e o carrega num banco de dados. Desse ponto em diante, a abertura da tampa permite a identificação da violação por meio do aplicativo.

Dentre os principais benefícios do novo sistema destacados pela empresa estão o combate à ilegalidade, preservação da imagem da marca, maior segurança ao produtor, aumento de market share por menor interferência de produtos adulterados e falsificados e a possibilidade de explorar outros tipos de informações pertinentes ao negócio, além de contribuir positivamente com a economia formal.

Unipac lança embalagens para o setor agrícola
Divulgação

A solução proposta pela Unipac elimina, ainda, subjetividades na autenticação da embalagem pelo olho humano, como ocorre no caso de selos holográficos. Além disso, impede o reenvase de produto oriundo de contrafação em embalagem original, pois serve justamente para provar se a embalagem foi ou não violada. Outras vantagens são que o sistema não afeta a reciclabilidade da embalagem  e não precisa alterar a linha de envase do cliente – é necessário somente a instalação do leitor NFC após a indução dos selos.

A solução já está em teste e a previsão é que as embalagens com o sistema desenvolvido pela Unipac estejam no mercado a partir de 2021. O pré-lançamento contempla a aplicação de tags nas versões de 1 litro e de 5 litros do portfólio da Unipac. Para o próximo ano, haverá expansão para as embalagens de 20 litros e a empresa já possui iniciativas de prospecção em outros mercados potenciais.

As embalagens inteligentes da Unipac serão comercializadas por módulos de serviços, como leitura de autenticidade, relatórios de vendas, mapas de locais ondem mais ocorrem adulterações, inteligência de mercado com base em informações capturadas e recomendações de mercado. O aplicativo estará disponível para Android e, em breve, IOS, e utilizará o leitor NFC dos smartphones. Também poderá ser acessado via web.

“O ponto central das embalagens inteligentes no momento é a autenticidade, porém a Unipac pode propor outras soluções, a exemplo da rastreabilidade, a leitura passiva. E há, ainda, outras frentes previstas, como uma maior interação do agricultor com o fabricante”, diz o gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac, André Silvestre.

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