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Randon lança o Brasilis, bitrem graneleiro com nova tecnologia

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Por Redacción el 21 de julio de 2005 a las 10h45 (atualizado em 26/08/2011 às 13h45)
A divisão de Implementos da Randon está apresentando hoje ao mercado o Brasilis, uma nova família de bitrens semi-reboque, graneleiro e carga seca, construída respeitando as novas tendências ecológicas. Adaptável para cavalos-mecânicos 6x2 ou 6x4, está disponível em várias combinações, dependendo do tipo de cavalo a ser utilizado. As novidades principais ficam por conta do painel Ecoplate - nova marca registrada da Randon. Ele é constituído por uma placa de madeira reflorestada, revestida na face interna por uma placa de PVC flexível e, na parte externa, por uma chapa de aço de alta performance.
Randon lança o Brasilis, bitrem graneleiro com nova tecnologia
Além de ser ecologicamente correto, o perfil em PVC apresenta maior resistência mecânica, à abrasão, umidade e ao ataque de agentes químicos. Já na parte interna, o painel de madeira reflorestada é mais leve, representando uma diferença de 250 kg na tara, no caso de um bitrem 7.10, por exemplo, dando uma diferença entre 700 e 800 kg por m3 em relação a um perfil tradicional. Na face externa, a chapa de aço é galvanizada e pré-pintada, oferecendo resistência a impactos, abrasão e a corrosão por agentes químicos e interpéries. A pintura - inclusive dos componentes metálicos da caixa de carga - é eletroforética, feita com novo sistema e-coat, mais resistente à corrosão e livre de metais pesados, utilizando água como solvente e não agredindo o meio ambiente. O sistema proporciona vedação total (ver detalhe na foto) da caixa de carga, trazendo ganhos no transporte de grãos, no qual é tradicional a perda de uma parte significativa da safra. No Brasilis, essa perda é reduzida a praticamente zero. Antes do lançamento do Brasilis, a Randon realizou testes de laboratório de 20 mil km com o equipamento vazio e carregado, que eqüivalem a 200 mil km de rodagem em estradas. Além disso, 300 unidades estão em testes em clientes há um ano, rodando nas piores condições. Os testes revelaram durabilidade 3,5 vezes superior à vida útil de um compensado normal. Assim, se nos sistemas tradicionais a troca da caixa de carga se dá a cada dois anos, no caso do Brasilis, será a cada sete anos. De acordo com Norberto José Fabris, diretor-executivo da Randon, a Ecoplate acompanha a tendência mundial de utilização de composits, painéis com uso de materiais distintos, com maior leveza e durabilidade. "O desenvolvimento foi dentro da Randon e levou dois anos de trabalho. Com a Ecoplate esperamos contribuir para a redução do Custo Brasil, dando ao implemento maior resistência e capacidade de carga e reduzindo as perdas no trajeto, tornando o transporte mais competitivo", afirmou o diretor. O investimento total da Randon no Brasilis foi de US$ 2 milhões, dos quais 80% foram no desenvolvimento da Ecoplate, que será utilizada em toda a linha. Com o novo semi-reboque, a empresa espera aumentar as vendas em 10%, elevando seu market share para 44% no segmento. O preço médio do equipamento será de cerca de R$ 100 mil, dependendo da configuração e opcionais. Como o nome já diz, o Brasilis foi criado tendo em vista as características e necessidades do mercado brasileiro, sendo indicado para granéis e cereais, como soja, milho, trigo, arroz e feijão. Pode ter outras utilizações, como no transporte de adubos e fertilizantes e cargas secas em geral, paletizadas ou não. Características Nos novos opcionais, o Brasilis traz sinaleiras com LED ao invés de lâmpadas, com maior vida útil, e adesivo em degradèe. Na série especial de lançamento, a Randon oferece Vinilona exclusiva, pintura das rodas e aros na cor alumínio opalescente e prata para as ferragens da caixa de carga. Como item de série, o bitrem tem o barril com reservatório para detergente, dando maior conforto para o motorista, e a tampa plástica do acionamento automático do freio, que antes era metálica. O Brasilis apresenta ainda protetor de lona em aço e com os cantos arredondados, evitando rasgos e aumentando a vida útil, com novas travas nas laterais que evitam a abertura durante o transporte. O novo apoio da vigueta evita o atrito entre as partes e o acúmulo de sujeira, reduzindo a oxidação. A pintura é dentro do padrão automobilístico, com a chapa de aço galvanizado externa nas cores Branco Randon e Vermelho, com outras cores disponíveis de acordo com a necessidade do cliente. O conjunto é composto por dois semi-reboques (de dois eixos balancins, com suportes estampados), sendo o dianteiro com quinta roda Jost na traseira, combinação regida pela resolução Contran 68/98. O Brasilis é dotado de freio Master Q-Plus tubeless a ar comprimido, com linha de serviço e emergência, e câmaras de freio spring-brake nos dois últimos eixos, conforme resolução Contran 777/93. O aparelho de levantamento mecânico Jost é telescópico e com duas velocidades, a tampa traseira inferior tem abertura e em cada semi-reboque, existem seis bocas, agilizando o escoamento da carga. A Divisão Implementos pertence ao Grupo Randon S.A. e oferece uma ampla linha de equipamentos, entre carrocerias, reboques, semi-reboques graneleiros, tanques, carga seca, silos, frigoríficos, siders, furgões e silos estacionários, entre outros. A divisão é a maior do segmento na América Latina e, em 2004, obteve receita líquida consolidada de R$ 694 milhões, crescendo 33% em relação a 2003, alavancada principalmente pelo setor primário e pelas exportações. A empresa exporta para mais de 50 países desde sua unidade matriz em Caxias do Sul (RS), com filiais em São Paulo e na Argentina. A Randon encerrou o primeiro semestre de 2005 com receita bruta total de R$ 1,459 bilhão, que corresponde a um crescimento de 38% sobre igual período do ano passado. A receita líquida consolidada foi de R$ 978,4 milhões, elevação de 29,9% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. Em junho, as vendas da companhia somaram R$ 177,4 milhões, avanço de 27,5% em relação a igual intervalo de 2004. A receita bruta total atingiu R$ 258,3 milhões no mês. www.randon.com.br
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