.
A Volkswagen do Brasil está disponibilizando dois novos modelos de caminhões da linha Electronic para o mercado brasileiro: o VW 13.180E e o VW15.180E. Os dois modelos são equipados com motor eletrônico MWM. As novidades são indicadas para coletas e distribuição urbana, e também para operar nas rodovias em curtas e médias distâncias.
Os caminhões VW 13.180E e o VW 15.180E usam o motor MWM Acteon 4.12TCE, que já era utilizado na família de microônibus da marca. O motor está de acordo com a legislação de emissões de poluentes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),a chamada Proconve Fase 5, que é equivalente à norma Euro III, européia. A partir do ano que vem, todos os caminhões produzidos no País deverão possuir motor eletrônico e atender a essa legislação, que fixa limites de emissões de poluentes.
O caminhão é equipado com sistema de combustão Common Rail e Módulo de Controle Eletrônico (ECM). "Entre os benefícios da motorização eletrônica, estão o baixo ruído do motor, sua maior vida útil, melhor desempenho por alcançar máxima condição de torque em baixas rotações, menor emissão de gases e gerenciamento de funções como rotação e velocidade", afirma Ricardo Alouche, gerente executivo de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os novos caminhões contam com indicadores de advertência no painel de instrumentos, com a ferramenta de diagnósticos VCO-950, e com secador de ar para maior eficiência nas frenagens. Os veículos ainda oferecem como itens opcionais ar condicionado, pneus 275/80R22.5 e o VOLKSLOG, um computador de bordo que registra informações como consumo médio de combustível, excessos de velocidade, condução acima da faixa de consumo econômica, não utilização do freio motor, velocidade e distância percorrida sob chuva, frenagens bruscas e presença de água no combustível entre outras.
www.volkswagen.com.br