A Peugeot apresenta o modelo 2019 da Partner, veículo utilitário leve da montadora francesa disponibilizado no mercado brasileiro. A novidade, que mantém, de acordo com a companhia, características como robutez e versatilidade, passa a contar com a motorização 1.6 16V flex, que tem como meta assegurar agilidade e economia nos serviços de distribuição.
Quanto à capacidade operacional, o modelo permite a movimentação de 800 kg de carga e apresenta volume útil de 3 m³. O baú da Partner tem 1,25 metro de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m de comprimento.
Outro aspecto específico do veículo da Peugeot é o desenho das portas, traseiras que oferece limitadores de abertura até 180°. Graças a isso, aliado à inexistência de obstáculos internos como caixas de rodas e torres de amortecimento, a Partner é capaz de comportar uma ampla variedade de cargas e mercadorias. Há, ainda, ganchos internos de amarração instalados em pontos estratégicos a fim de atender diferentes tipos de demandas de transporte.
O veículo conta ainda com porta lateral corrediça com dispositivo de bloqueio quando aberta, item que facilita o manuseio de objetos pesados, aumentando a segurança e o conforto do usuário. A porta instalada ao lado da estrutura do baú possibilita, também, o carregamento em ambientes urbanos ou com pouco espaço.
Motorização
O novo motor 1.6 16V flex gera 122 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto (rpm) e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm (números com etanol). Uma característica importante destacada pela montadora é que cerca de 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm, facilitando acelerações e retomadas de velocidade, mesmo com o veículo carregado.
O motor é dotado com a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor, assegurando partidas mais precisas e confiáveis e utiliza comando de válvulas variável (VTT), que faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade do motorista, garantindo um bom desempenho em diferentes regimes de rotação e redução do consumo de combustível.
Já a bomba de óleo variável ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga e o conjunto de pistões e anéis lowfriction reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças, tornando mais eficiente seu funcionamento.
Há outros diferenciais e alterações no modelo 2019 da Partner. O veículo recebeu novas tecnologias, como o painel 100% digital com indicador de velocidade numérica, indicador de troca de marcha e sonda de temperatura.