A Totvs coloca à disposição do mercado o R2, solução que une dois importantes “R’s” para a atividade logística – roteirização e rastreamento – e tem como foco a redução de custos, além da otimização dos processos. A novidade é uma aplicação especializada, na nuvem, no modelo de subscrição da companhia, Intera, propondo a mensalidade como a sua forma de contratação.
O R2, baseando-se em algoritmos e simulações, sugere a sequência de entrega mais correta, combinando produtos, endereços e arranjo de frota, por meio de uma lógica matemática. Os resultados obtidos, segundo a empresa, ficam em torno de até 20% de redução no número de veículos utilizados e de cerca de 15% nas distâncias totais percorridas – o que leva a uma consequente diminuição no consumo de combustível
Outros benefícios divulgados pela Totvs estão no aumento de até 10% na ocupação média da frota em viagens, além de uma redução de, aproximadamente, 60% do tempo gasto para a definição do plano que será executado e uma queda de até 15% no custo logístico total.
A ferramenta puxa os dados do software de gestão, com todos os pedidos que foram realizados, e retorna com uma proposta de planejamento, tendo como base as regras comerciais e logísticas da empresa – que podem ser totalmente parametrizadas, de acordo com cada tipo de negócio. O processo leva cerca de dez minutos. Além de fornecer a estratégia para a roteirização, o R2 passa a ser a interface do planejador logístico, que pode, inclusive, agregar outros sistemas para trabalhar em conjunto. A aplicação também é flexível, permitindo que o profissional faça ajustes manuais ou, até mesmo, opte por postergar uma ação para aguardar um novo lote de pedidos, por exemplo.
Já o outro R da oferta, de Rastreamento, não se limita ao acompanhamento em tempo real dos veículos. A solução foi desenvolvida para rodar em um aplicativo móvel para o motorista, que consegue reportar – diretamente no seu dispositivo móvel – todos os status das entregas, além das ocorrências de transporte que possam acontecer ao longo da viagem, como um destinatário não encontrado, um sinistro ou avarias na carga, por exemplo.
O aplicativo também permite a digitalização do comprovante de entrega e, até mesmo, colher a assinatura virtual de quem recebe a mercadoria. Todas essas informações passam a estar disponíveis para a empresa – no momento em que acontecem. Isso significa dar visibilidade para o gestor, que consegue ter um tempo de resposta rápido para tomar ações corretivas ou preventivas – e, até mesmo, para posicionar os clientes que queiram informações sobre os seus pedidos.
O R2 está preparado para se comunicar com os principais rastreadores de mercado e conta com um acessório de escalabilidade, que permite conexão com qualquer outro equipamento, mesmo os que não estejam nessa lista principal.