A Hyster, marca global de equipamentos de movimentação de materiais pertencente ao grupo Hyster-Yale, apresentou durante a 24ª edição da Intermodal, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de março, em São Paulo, a nova versão da série E214 voltada para a movimentação de contêineres vazios que, segundo a companhia, tem como característica principal ser a maior em capacidade de elevação do segmento.
Segundo o gerente regional de Vendas Big Truck da Hyster-Yale, Alexandre Barreto, a nova série E214, já disponível no mercado brasileiro, é uma das máquinas mais robustas da Hyster na família de manipuladores de contêineres vazios. “Esse equipamento pode atingir 20 metros de elevação suportando até 11 toneladas”, ressalta.
A empresa já fornece equipamentos de movimentação de contêineres vazios desde 1996, entretanto a série E214 marca uma nova era nesse segmento dentro da Hyster, uma vez que o modelo recebeu mudanças significativas. A principal delas é que o equipamento virá de série com a exclusiva tecnologia de telemetria da Hyster. Com ela o cliente pode gerenciar toda sua operação, tendo acesso a diversas informações, como sobre colisões sofridas pelo equipamento, além de envio de mensagens via SMS e alertas com base nos dados gerenciados via portal, possibilitando a gestão de parâmetros como produtividade, custos operacionais, manutenções preventivas e certificações dos operadores, informações que são disponibilizadas por meio de um portal customizável e de fácil manuseio. Isso tudo permitirá aos clientes terem acesso a uma importante solução de gerenciamento de frotas.
A gerente de Treinamento e Serviços da Hyster-Yale do Brasil, Renato Arena, explica as vantagens da tecnologia. “A solução de telemetria da Hyster foi totalmente projetada para atender clientes que necessitam ter maior controle de sua frota. É possível ter acesso, por exemplo, por meio do portal customizável, a informações importantes sobre a operação dos equipamentos, tais como dados sobre o consumo de combustível, para equipamentos com motorização a diesel de grande porte, como a nova série, número de contêineres movimentados e impactos. Além disso, esse controle sobre a operação possibilita uma análise da frota e seus operadores permitindo um controle abrangente sobre o homem e a maquina”, diz.
Além disso, a nova série E214 tem alta durabilidade, podendo trabalhar até 20 mil horas, índice detectado após diversos testes realizados pela equipe de engenharia da Hyster. A nova torre, por exemplo, recebeu um recuo de 103 mm o que proporcionou um novo reposicionamento dos cilindros de elevação, permitindo ao equipamento uma maior capacidade de carga com o mesmo contrapeso que era utilizado nos equipamentos de séries anteriores.
Outro diferencial que a nova versão traz é no item visibilidade. “Após o reposicionamento das travessas de reforço da torre e dos cilindros de elevação e inclinação, é possível notar uma sensível mudança na visão do operador de dentro da cabine, proporcionando uma maior amplitude da visão”, complementa Barreto. Há outras inovações, como novos roletes, torres, chassi e também display 100% digital de diversas funções, como contador de contêineres, indicação de altura e medição em tempo real do consumo de combustível.