A Knapp oferece ao mercado o Pick-it-Easy Robot, uma solução desenvolvida pela própria companhia para automatizar os processos de separação de encomendas em atividades de intralogística, em especial para empresas que operam em vários turnos e buscam reduzir os erros e os custos gerados por eles.
O produto segue a filosofia zero defect warehouse da Knapp para garantir uma operação ininterrupta e sem falhas, com uma célula robotizada pensada para operar na separação de uma grande variedade de itens. O software de reconhecimento e processamento de imagens reconhece os artigos a serem retirados do recipiente de origem e calcula os pontos de coleta nas áreas dos artigos. A garra do robô de braço articulado se posiciona exatamente em cima do ponto de coleta. Fina e flexível, ela permite a separação dos artigos com o recipiente de origem em qualquer posição. Monitorado constantemente por sensores, o sistema coleta o produto e deposita de forma segura no recipiente de destino.
Na utilização em longo prazo, o Pick-it-Easy Robot gera um aumento significativo de produtividade, com qualidade constante, na comparação com a atividade de separação manual, sujeita a erros e falhas humanas. Em determinados casos, uma célula robótica consegue substituir mais de um posto de trabalho manual. A operação é monitorada por meio de diversos sistemas de sensores, e eventuais erros são detectados e corrigidos de forma totalmente automática.
O equipamento apresenta alta flexibilidade e fácil integração a outros sistemas já existentes. Diferentes tipos de recipientes podem ser utilizados, e produtos desarrumados ou amontoados nesses recipientes são manuseados sem problemas pelo robô, com o sistema sempre calculando o ponto ideal para coletar cada item.
O Pick-it-Easy Robot representa um grande passo nos conceitos de indústria e logística 4.0, com o robô tornando-se um parceiro de trabalho do homem. A solução rendeu à Knapp o prêmio de melhor produto na 15ª edição da International Trade Fair for Distribution, Materials Handling and Information Flow (LogiMat 2017), que aconteceu no mês de março em Stuttgart, na Alemanha.