A Aliança Transporte Multimodal (ATM) lançou recentemente dois serviços que já estão disponíveis em Itapoá (SC) e Manaus: Gestão do Fluxo de Importação e Gestão do Fluxo de Exportação. A proposta do primeiro pacote é gerenciar o fluxo de importação dos clientes, a partir da nacionalização da carga no terminal portuário até sua entrega no destino final. “Muitas vezes o cliente não precisa da carga assim que ela chega. Por meio desse serviço, a ATM pode desovar os contêineres, armazenar as cargas em seus próprios contêineres e entrega-las no momento certo”, explica Gustavo Costa, diretor Comercial da empresa.
No caso da Gestão do Fluxo de Exportação, a ATM cuida de todo o processo a partir da confirmação do booking pelo armador. A operação contempla a coleta do contêiner vazio e lacre no terminal indicado pelo armador, transporte e armazenagem do contêiner vazio na ATM, envio das informações para confecção do draft (número do contêiner, tara e lacre), bem como o gerenciamento do Detention para utilização prioritária do contêiner dentro do prazo contratado.
“Esperamos com este produto minimizar ao máximo o custo com Cartas de Correção e Detention. Outra vantagem é a possibilidade de entregar a quantidade de contêineres adequada à capacidade de estufagem no local indicado pelo cliente, reduzindo os custos extras no transporte rodoviário”, destaca Costa.
Com os dois novos serviços, a ATM, que hoje atende o segmento de commodities, passa a atuar mais fortemente no setor industrial. “Já temos alguns projetos em andamento com grandes empresas e esperamos ampliar nossa atuação em outros estados, inclusive em São Paulo”, diz o diretor Comercial.
Além dos dois novos serviços, a empresa trabalha com recebimento, movimentação, armazenagem e reparo de contêineres vazios. Também contempla armazenagem de carga geral e contêineres cheios, monitoramento de contêineres refrigerados, pesagem, etiquetagem e paletização, além de transporte rodoviário e logística integrada.