A Man Latin America, fabricante de ônibus e caminhões da marca Volkswagen, lançou Constellation 30.330. O veículo estreia no mercado brasileiro com configuração de série que segue tendências da indústria: a transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8x2 de fábrica.
Suas características se traduzem no melhor custo operacional para o frotista, que ganha em velocidade nas suas viagens, agilizando a entrega e ainda reduzindo o consumo de combustível e demais custos envolvidos. Soma-se a essas vantagens o segundo eixo direcional presente nesse Constellation, que permite transportar até seis toneladas a mais do que em sua versão 6x2.
Equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, seu torque máximo é 1.450 Nm, calibrado pela engenharia da Man Latin America para uma ampla faixa plana. Essa configuração assegura performance e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor custo operacional. Na medida para atender seus principais segmentos: aplicações rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider.
Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS 1420 TD, de doze velocidades. Os componentes do trem de força são preservados, aumentando a vida útil de itens como motor, transmissão e embreagem. Outro diferencial está no consumo de combustível que pode ser reduzido e também padronizado para toda a frota, com a troca de marchas sempre no tempo certo, sem falhas do motorista, que se beneficia em conforto e segurança.
Considerada uma tendência de mercado, a versão 8x2 para o chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a mais que seu equivalente 6x2. Com esta configuração, o frotista conta com uma opção mais barata e completa, com menor custo operacional, além de ter garantia de fábrica para todos os componentes. Com o segundo eixo direcional, o modelo segue a principal demanda dos clientes: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil.
Outro diferencial do modelo é versatilidade entre eixos, com a maior oferta da categoria. São três opções diferentes para que o cliente eleja a que melhor se aplica à sua operação. A variedade também se faz presente nas cabines: o frotista pode escolher entre as versões estendida, leito teto alto ou baixo.
Seu pacote de atributos traz também, de série, itens para maior conforto e ergonomia: banco do motorista com suspensão pneumática, coluna de direção com multi regulagem, ar-condicionado e trio elétrico, entre outros. A viagem pode se tornar ainda mais eficiente com o computador de bordo desse Constellation, que auxilia com as informações logísticas.
O modelo garante ainda segurança com seu sistema de freio robusto. São diversos recursos tecnológicos como essa finalidade. O ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva. Já o EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro.
E o ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor. O EasyStart, por sua vez, reforça a partida em rampa, com dispositivo que permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa.