Transportadora adquire equipamentos e contrata colaboradores no país
O Expresso Araçatuba anuncia que em 2008 reforçará sua estrutura de atendimento na Argentina, país onde atua há mais de 12 anos. Após três anos operando junto a um parceiro, que era responsável pela comercialização, a empresa volta a ter uma equipe própria com a contratação de profissionais para as áreas comercial, administrativa e financeira. As atividades operacionais – armazenagem e transporte de mercadorias – continuarão sendo realizadas por meio de parceiros especializados. Ao todo, a equipe contará com onze funcionários, dos quais seis no Brasil e cinco na Argentina.
Segundo o diretor de Vendas do Expresso Araçatuba, Geraldo Corrêa, a Argentina é, hoje, sua principal rota internacional. Em 2007, a empresa movimentou cerca de 8,6 mil toneladas de cargas no eixo Brasil-Argentina-Brasil, o que representou 52% do faturamento total do internacional, computado em R$ 10 milhões.
Os investimentos garantem os números. Em 2007, a empresa adquiriu 10 carretas do tipo sider, exclusivas para transportes internacionais. “Em 2008, pretendemos comprar outras 30 carretas do mesmo modelo e ampliar a equipe, acompanhando o aumento dos negócios”, acrescenta. O investimento previsto para estas aquisições é de R$ 2,8 milhões.
Quanto à carteira de clientes, a transportadora não tem como mensurar a possibilidade de crescimento no mercado argentino, uma vez que para cada operação há uma proposta de frete diferenciada e que leva em consideração o perfil da carga a ser transportada. Além disso, informa o executivo, no mercado internacional não é cultura haver contrato de longo prazo e sim por embarque.
De acordo com Corrêa, a equipe própria na Argentina permitirá uma abordagem diferenciada na captação de novos negócios no país. “Estaremos mais próximos dos clientes, conhecendo suas necessidades e tornando o processo comercial mais ágil”, diz. Além dos segmentos em que atua, como eletroeletrônicos, farmacêutico e autopeças, a empresa pretende prospectar o segmento de produtos químicos naquele país.