O mercado argentino de veículos comerciais pesados encerrou o terceiro trimestre do ano com o total de 11.144 unidades vendidas, o que representa queda de 5,2% em comparação com 11.757 veículos faturados em igual período de 2022. Os dados são da Associação dos Concessionários de Automotores da República Argentina (Acara).
Com 4.199 unidades comercializadas de janeiro a setembro deste ano e crescimento de 16,0% acima dos 3.620 veículos do mesmo período do ano anterior, a Iveco lidera as vendas. A marca italiana foi a única que apresentou crescimento nas vendas durante o período.
Em segundo lugar a aparece a Mercedes-Benz, com 4.100 unidades, 11,1% a menos do que em 2022 (4.614 unidades), seguida da Scania, com 1.107 veículos, 18,5% menos do que os 1.359 do mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a Acara, entre os dez caminhões mais vendidos, a Iveco lidera com o modelo 170E e ocupa a quinta posição com o Stralis, mas a Mercedes-Benz, com ampla linha de produtos, ocupa as demais oito posições entre os dez mais vendidos.
Líder de vendas, o caminhão Iveco 170E registrou vendas de 1.320 unidades, com queda de 19,1% em comparação com as 1.631 unidades faturadas nos primeiros nove meses do ao anterior.