A Rhenus anunciou a sua expansão no mercado latinoamericano através das aquisições da Blu Logistics, com sede na Colômbia, e uma participação acionária majoritária no LBH Group. Além disso, a empresa tem aprimorado o seu portfólio de serviços e capitalização do crescente potencial da região para cadeias de suprimentos conectadas globalmente.
"Nossas aquisições estratégicas nos permitem fortalecer ainda mais o nosso portfólio global de redes e serviços na América Latina, onde vemos a crescente demanda por serviços de logística, especialmente para o setor de comércio eletrônico. Além disso, a proximidade da região com o mercado norte-americano promove um ambiente robusto para o nearshoring, o que se alinha perfeitamente à nossa estratégia de crescimento", diz Tobias Bartz, CEO e presidente do Rhenus Group.
A companhia já possuía operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Suas aquisições recentes abriram caminho para uma cobertura geográfica ainda mais ampla, incluindo a presença adicional da Blu Logistics no Uruguai, Paraguai e Equador, bem como serviços de agências portuárias na América Latina em locais como Colômbia, Brasil, Panamá e Curaçao, dentre outros, além de vários países da América Central por parte do LBH.
Em nota, a Rhenus explica que "essa expansão complementa a posição de liderança da Rhenus no corredor Ásia-América Latina, aproveitando a robusta rede de agenciamento transpacífico de carga da Blu". A companhia ainda busca estender seu alcance para as rotas de comércio europeias e indianas, gerando um crescimento significativo em suas ofertas atuais para os clientes e oportunidades de vendas cruzadas. David Kassin, anteriormente associado à Blu Logistics, assumirá o papel de CEO da Rhenus Air & Ocean LATAM.
"Essa é uma oportunidade em que todos ganham: a Blu Logistics, a Rhenus e, acima de tudo, os nossos clientes. A rede global da Rhenus nos oferece a possibilidade de explorar ainda mais outras regiões e expandir a nossa base de clientes para novos segmentos e geografias, especialmente para a Índia e o Oriente Médio, bem como para o sudeste da Ásia, Europa e América do Norte", diz David Kassin, CEO da Rhenus Air & Ocean LATAM.
A compra da maioria das ações do LBH Group pela Rhenus representa um passo significativo que permite à Rhenus expandir sua presença nos mercados da América Latina, Ásia, Austrália e África como uma agência portuária global, com operações em 24 países em todo o mundo e parcerias adicionais em sete nações. Como parte deste acordo de aquisição, a companhia assumirá a equipe da agência de frete marítimo global, responsável pelo gerenciamento de embarcações, independentemente do tipo de carga que transportam, seja a granel, líquida, em contêineres ou geral. A Rhenus também planeja adquirir 100% das ações nos próximos anos.
A transação com a Blu Logistics está sujeita à aprovação das autoridades colombianas antitruste.
LEIA TAMBÉM: