A Frigo King, empresa que fabrica equipamentos para refrigeração de baús, pretende ampliar sua presença na Ásia buscando mais empresas para produzir seus produtos localmente. A empresa já conta com um acordo de produção na Índia com a AGS, que adotou o nome comercial de AGS Frigo King. A fábrica fica em Noida, próximo a Nova Déhli, e iniciou sua operação em 2021.
“Nossa parceria na Índia mostrou que o caminho para disputar mercado na Ásia é fabricar na região com empresas de confiança“, afirma Marcos Pordeus de Paula, diretor da Frigo King. “Acreditamos no modelo de negócios de produzir no exterior e devemos fabricar por ano na Índia para o mercado indiano mil unidades, totalizando 5 mil produtos até 2027“.
A inteção agora é replicar o modelo de joint-venture em outros países da Ásia. A estratégia de produzir localmente foi tomada para melhorar a capacidade de competir no mercado asiático. “Leva 45 dias para entregar na Ásia. Estabelecer mais bases de produção na região vai eliminar o gargalo de distribuição internacional“, explica o executivo.
A Ásia concentra a maior população do planeta e alguns desses países, como Bangladesh, Indonésia e a própria Índia, têm área menor que o Brasil. “Isso significa que eles possuem cidades com elevada densidade populacional onde aumenta a necessidade de entregas urbanas de produtos refrigerados e congelados, como alimentos e remédios, de forma confiável“, diz o diretor da Frigo King.