A Mercedes-Benz Trucks lançou uma nova fase de testes práticos para o eActros no norte da Floresta Negra, região montanhosa no sudoeste da Alemanha. O eActross 300 6x2à bateria agora está aprovado como uma composição caminhão e reboque com um peso total de 40 toneladas. A combinação foi entregue à empresa Logistik Schmitt para testes de resistência.
Desde o início dos testes, em 2019, o eActros percorreu mais de 70 mil km em mais de 7 mil viagens. Como parte desse processo, continuará a transportar caixas de transmissão e componentes de eixos para as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau como parte de um cronograma de três turnos, que cobre até 300 km diários no processo.
“Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019. Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria”, diz Steffen Maier, chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks.
“O eActros como uma combinação de caminhão e reboque é ideal para nossos propósitos. Em combinação com o reboque, o caminhão elétrico agora oferece não apenas um peso total maior, mas também um volume de transporte significativamente maior. Isso significa que podemos transportar o dobro do que outros transportes de carga nas mesmas viagens”, explica Rainer Schmitt, sócio-gerente da Logistik Schmitt.
Operação de reboque
De acordo com a legislação, para tracionar reboques acima de dez toneladas os cavalos mecânicos de composições pesadas devem apresentar um sistema de frenagem contínua. No eActros, esse sistema é fornecido por um freio de reboque High Power Brake Resistor (HPR) para veículos elétricos à bateria.
Na Logistik Schmitt, o eActros projetado para operação com reboque vem equipado com um acoplamento de reboque de eixo central Rockinger. O reboque que acompanha possui eixo central com carroceria baú de cortina lateral Junge. Com comprimento interno de 7.280 mm, ele ostenta um peso bruto permitido de 18 toneladas.