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Volvo testa caminhão com células de combustível a hidrogênio

Veículos neutros em CO2 emitem apenas vapor de água
Por Redacción el 30 de junio de 2022 a las 13h30
Volvo testa caminhão com células de combustível a hidrogênio

A Volvo começou a testar na Europa caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. A tecnologia permite gerar eletricidade a bordo e os veículos podem rodar até mil km, emitindo apenas vapor de água. De acordo com a montadora, os veículos, neutros em CO2, devem estar disponíveis para o mercado até o fim desta década.

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os caminhões elétricos movidos a célula de combustível terão uma autonomia comparável à de muitos caminhões a diesel, de até mil km, e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos.

“Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas”, analisa Alm.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric, joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde, produzido usando fontes de energia renováveis, como eólica, hidroelétrica e solar, em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

“Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, finaliza o presidente da Volvo Trucks.

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