Depois de lançar o caminhão eActros para serviços de transporte de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está avançando com a introdução de modelos adicionais de veículos elétricos movidos a baterias para este e para os próximos anos.
Para o segmento de transportes de longo percurso, o eActros LongHaul, com uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com somente uma carga de bateria, já esá passando por testes internos e os engenheiros da montadora planejam dar início aos testes em estradas ainda este ano. A produção em série deve começar em 2024 e o eActros LongHaul vai viabilizar a recarga de alto desempenho, conhecida como recarga megawatt.
A Mercedes-Benz Trucks também está preparando versões adicionais do eActros, com o eActros 300 e o eActros 400 e, já a partir de julho, o eEconic, para uso em serviços municipais está previsto para começar a sair da linha de montagem na fábrica de Wörth como segundo veículo de produção em série totalmente elétrico. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos livres de emissões locais de CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.
Com relação às recargas nas garagens, a Mercedes-Benz Trucks está trabalhando em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure, a Engie e o Grupo EVBox. Em termos de recarga pública para transportes de longo percurso, a Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo assinaram um compromisso de parceria para estabelecer uma joint venture. Ela deverá trabalhar no desenvolvimento e na operação de uma rede de recarga pública de alto desempenho para caminhões pesados de longo percurso e ônibus rodoviários elétricos movidos a bateria na Europa.