A ID Logistics tornou-se o primeiro operador logístico na Espanha a utilizar inteligência artificial para automatizar todos os processos de gestão de armazém, com a integração dos códigos Bleecker no site Azuqueca de Henares, no município de Guadalajara.
Desenvolvidos pela Bleecker Technologies, organização fundada por professores da Universidade de Múrcia, na Espanha, especializada em inteligência artificial e machine learning, os códigos Bleecker são novos rótulos visuais baseados em padrões projetados especificamente para permitir a identificação do código em todas as situações, mesmo nas mais difíceis. O sistema inteligente é composto de uma solução de software e câmeras de alta resolução, instaladas em diferentes pontos do site, principalmente em áreas de trânsito.
Uma câmera detecta os códigos Bleecker posicionados em pacotes, paletes ou equipamentos de manuseio. Algoritmos de inteligência artificial identificam e controlam todos os movimentos detectados pelas câmeras. A descarga e carregamento de mercadorias, bem como a movimentação de máquinas, serão analisados de forma a controlar a rastreabilidade de qualquer produto em tempo real.
Os códigos permitem uma rastreabilidade 360° em tempo real no armazém. Eles garantem o controle de rastreabilidade em todos os processos, processamento de dados em tempo real e identificação de mercadorias em movimento, minimizando os investimentos. A inovação permite que a ID Logistics aumente seu desempenho e minimize ao máximo qualquer possibilidade de erro humano no processo logístico, desde o recebimento até o embarque.