A Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, venceu o leilão para arrendamento da área IQI13 no Porto do Itaqui (MA), localidade estratégica na cadeia de distribuição de combustíveis no país, onde a companhia já opera um terminal de 109 mil m³, com obras de expansão em andamento que elevarão a capacidade para 155 mil m³ até o final deste ano.
Na área arrendada, será construído um terminal com capacidade estática mínima de 79 mil m³ e início de operação em até cinco anos a partir da data de assinatura do contrato. O arrendamento terá duração de 20 anos, podendo ser renovado por até 70 anos.
O novo terminal será interligado ao atual, o que permitirá, segundo a empresa, mais flexibilidade para os clientes, além de ser um importante estímulo ao desenvolvimento da economia e consequente geração de empregos na região. O novo investimento, reforça a empresa, está alinhado à estratégia de e ao propósito de conectar negócios, contribuindo para a evolução da logística portuária brasileira.
“O resultado do leilão reafirma nosso compromisso com o Porto do Itaqui, importante hub de distribuição de combustíveis dada sua conexão com uma malha ferroviária eficiente e que permite o abastecimento de regiões de grande crescimento nos próximos anos, como Maranhão, Piauí, Tocantins e parte do Pará”, afirma o presidente da Ultracargo, Décio Amaral.
Além do Porto do Itaqui, a Ultracargo opera em Santos (SP), Aratu (BA), Suape (PE), Rio de Janeiro e Paranaguá (PR). A partir de 2022, passará a atuar também na região Norte, com o início de sua operação no Porto de Vila do Conde (PA), atualmente em construção.