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Licitação para a construção do Submerso recebe oito propostas

Túnel ligando as duas margens do Porto de Santos é disputado por 21 empresas
Por Redacción el 21 de octubre de 2014 a las 16h33

A Dersa recebeu, no dia 14 de outubro, as propostas de metodologia para a execução das obras do Submerso, túnel ligando os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. A licitação transcorrerá agora com a participação de 13 empresas brasileiras e nove estrangeiras, sendo três da Espanha, três da Itália, uma da Holanda, uma da Coreia do Sul e uma da Turquia

Ao todo concorrem nesta primeira fase de pré-qualificação 21 empresas, organizadas em sete consórcios, além de uma isolada. Todo o pacote de obras é licitado em lote único. O contrato está orçado em R$ 1,98 bilhão e contará com recursos do Tesouro do Estado de São Paulo, além de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As empresas que conseguirem atender aos requisitos técnicos e financeiros estarão aptas a apresentar uma proposta comercial na segunda etapa da licitação. A previsão da Dersa é iniciar esta segunda etapa já em novembro de 2014. O vencedor da licitação será aquele cuja proposta resultar no menor preço global para a obra, que tem seu início previsto para janeiro de 2015, com duração de 44 meses.

Os licitantes são o Consórcio Sigma, formado por JMalucelli Construtora de Obras, Grandi Lavori e Salini Impregilo; Consórcio ISG Interligação Santos-Guarujá, formado por Andrade Gutierrez, Daewoo e CR Almeida; Consórcio Construtor Túnel Santos-Guarujá, formado por Camargo Corrêa, Ferrovial Agroman e Carioca Engenharia; Consórcio Construcap FCC Túnel Santos-Guarujá, formado por Construcap e FCC Construcción; Consórcio Nova Travessia, formado por Constran, Ing. E. Mantovani e Piacentini Tecenge do Brasil; Consórcio Túnel Santos-Guarujá, formado por Odebrecht, Queiroz Galvão OAS e Strukton; Consórcio Novo Acesso, formado por Técnica Construções, Cobrasa Construtora e Nurol Insaat VE Ticaret; e, por fim, Acciona Infraestructuras.

O Submerso será composto por seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Quando estiverem finalizados, eles serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. O objetivo do túnel é melhorar o transporte entre Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de circulação de veículos ao interligar as duas margens do Porto de Santos.

Apesar de o contrato estar orçado em R$ 1,98 bilhão, o empreendimento tem valor total estimado em R$ 2,8 bilhões. Esse valor contempla, além das obras, os trabalhos de projeto, gerenciamento, compensações ambientais e desapropriações, entre outros.

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