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Pesquisa CNT de Rodovias 2024 destaca desafios da infraestrutura rodoviária brasileira

Estudo aponta que 26,6% das rodovias pavimentadas têm condições consideradas ruins ou péssimas
Por Redacción el 25 de noviembre de 2024 a las 7h08
Pesquisa CNT de Rodovias 2024 destaca desafios da infraestrutura rodoviária brasileira
Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reproducción/Pixabay

A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 revelou os principais desafios da infraestrutura rodoviária brasileira. O levantamento, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, avaliou 111.853 quilômetros de rodovias pavimentadas, abrangendo trechos federais e estaduais.

O estudo classifica as rodovias em cinco categorias de Estado Geral: ótimo (7,5%), bom (25,5%), regular (40,4%), ruim (20,8%) e péssimo (5,8%). Os dados indicam uma ligeira melhoria na qualidade geral em relação ao ano anterior, refletindo os investimentos realizados no setor.

Condições das rodovias públicas e privadas
A pesquisa detalha as condições das rodovias conforme o tipo de gestão. Entre as rodovias sob gestão pública, 74,8% da extensão avaliada foi classificada como regular, ruim ou péssima. Já nas rodovias concedidas à iniciativa privada, 63,1% apresentaram condições consideradas ótimas ou boas.

Investimento necessário

Para melhorar as condições das rodovias, a CNT estima que serão necessários R$ 99,7 bilhões em investimentos para reconstrução, restauração e manutenção. A entidade defende que a infraestrutura rodoviária exige esforços contínuos e um planejamento de longo prazo para atender às demandas de transporte e promover o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, a melhoria das rodovias depende de parcerias entre os setores público e privado. “Continuaremos a acompanhar de perto as transformações no setor, fortalecendo a agenda de investimentos para que o Brasil conquiste uma rede rodoviária compatível com seu potencial econômico e social”, afirmou.

Pontos críticos
O levantamento identificou 2.446 pontos críticos, como erosões, buracos grandes e quedas de barreiras, representando uma redução de 7,6% em relação à pesquisa de 2023. A diminuição mais expressiva ocorreu nas rodovias federais sob gestão pública, que apresentaram 17,4% menos ocorrências.

Metodologia do estudo

A Pesquisa CNT de Rodovias foi realizada por 24 equipes ao longo de 30 dias, entre 24 de junho e 23 de julho de 2024. A coleta de dados, totalmente digital, utilizou tecnologias como inteligência artificial para aumentar a precisão e a confiabilidade das informações.

A pesquisa avaliou 22 variáveis agrupadas em três categorias: pavimento, sinalização e geometria da via. Esses indicadores permitem não apenas um diagnóstico da situação atual, mas também o acompanhamento histórico da evolução das condições das rodovias brasileiras.

Aplicações práticas
As informações coletadas pela pesquisa auxiliam transportadores no planejamento de rotas e no cálculo dos custos operacionais relacionados às condições das rodovias. A CNT reforça que o estudo é uma ferramenta importante para subsidiar políticas públicas e investimentos que visem a melhoria da malha rodoviária nacional.

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