A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e a concessionária EcoRioMinas, unidade da concessionária EcoRodovias, assinaram, na última semana, o contrato de concessão dos 726,9 km do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro-Governador Valadares (MG), que inclui trechos da BR-116 (RJ e MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ).
Com a formalização do contrato, a empresa assume o compromisso de realizar diversos investimentos ao longo de todo o trecho, estimados em R$ 11 bilhões durante os 30 anos de concessão. Outros R$ 9,9 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$ 20 bilhões. O início da administração e operação dos trechos pela EcoRioMinas está previsto para setembro.
O contrato exige uma série de obras de recuperação e melhorias em infraestrutura nos trechos concessionados. Entre as obras de ampliação da capacidade das vias estão definidos mais de 303 km de duplicações, 255 km de faixas adicionais e 85,5 km de vias marginais. A construção de 154 dispositivos, entre trevos, viadutos, passagens inferiores, alças e retornos, além da implantação de 57 passagens de fauna e de 1,6 km de ciclovias contribui com a fluidez do tráfego. Nos trechos urbanos, a EcoRioMinas vai instalar 75 passarelas de pedestres e 462 pontos de ônibus. Ao longo da rodovia, haverá dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros.
“A EcoRodovias segue implementando infraestrutura sustentável e de qualidade no Brasil. Os investimentos no trecho vão trazer mais segurança viária, reduzindo acidentes e salvando vidas. Além disso, vamos gerar empregos e renda para os municípios do entorno e seus moradore”", afirma Alberto Lodi, diretor de Concessões Rodoviárias da EcoRodovias.
Ao assumir as vias, a empresa começa a executar reparos de pavimentação, sinalização, iluminação, passagens inferiores e superiores, passarelas de pedestres, drenagem e estrutura de contenção. Segundo o Diretor Superintendente da EcoRioMinas, Luís Carlos Lima Salvador, os trabalhos iniciais formam um pacote de melhorias emergenciais para eliminar problemas que representem riscos e desconforto aos usuários. Após as intervenções programadas para o primeiro ano de concessão, começam as obras de recuperação da rodovia, que se estenderão do segundo ao quinto ano. “Já as grandes obras de ampliação da capacidade começam a ser entregues partir do quarto ano, conforme o estipulado pelo contrato. Tudo isso vai resultar na modernização da infraestrutura rodoviária e estimular o desenvolvimento regional”, explica Salvador.
A estimativa do governo federal é de que a concessão, ao longo dos 30 anos, contribua para a criação de mais de 150 mil postos de trabalho e gere mais de R$ 2,2 bilhões em Imposto Sobre Serviço (ISS) para as prefeituras dos 36 municípios do entorno da malha viária da EcoRioMinas, que abrange trechos relevantes para o desenvolvimento econômico do Brasil. A rota rural da BR-116 (RJ/MG) corresponde a um importante corredor logístico de ligação entre o Sul e o Nordeste do país, por onde escoam alimentos, madeira e carne, entre outros produtos. A Serra de Teresópolis e o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, além de 45 km da Rodovia Presidente Dutra localizados na Região Metropolitana do Rio, também integram o sistema concessionado.